19 de agosto de 2012

Catimba veio, viu e deve ter gostado

O extraordinário André Catimba viu tudo ao lado de torcedor.

Grêmio 4 x 0 Figueirense

Primeiro tempo: 2 x 0

O Grêmio foi vacinado na quarta-feira e hoje entrou sem pensar que era jogo jogado. Não quis saber se o Figueirense é lanterna e estava desfalcado.

Após uns poucos minutos de relativo equilíbrio, o Figueirense foi empurrado para dentro da sua área e o gol passou a ser questão de tempo. Não adiantou o Seneme não dar um pênalti no Edilson. Pênalti que, aliás, o Mario Marcos que substituiu o Batista (obrigado SPortv) falou que não daria. Mas foi. Moreno, o melhor do primeiro tempo, deu duas na trave. Leandro errou dois gols feitos. Aos 30 minutos acabou a preocupação. Moreno deixou Elano dentro do gol. Depois Moreno pifou Leandro para fazer o segundo. No primeiro gol grande jogada de Pico também, que produziu bem mais do que o Pará vinha produzindo.

Segundo tempo: 2 x 0

O segundo tempo começou com o mesmo jeito do primeiro. E logo Leandro fez o terceiro. De novo em jogada de Moreno. Marcelo Moreno que jogou na Bahia, parecia estar homenageando André Catimba. Explico aos mais novos: o baiano André Catimba foi um dos maiores centro-avantes da história do Grêmio.
Depois do terceiro gol, Luxemburgo decidiu poupar alguns jogadores e os que ficaram em campo também decidiram se poupar. O jogo foi se arrastando com umas poucas chances para ampliar o escore.

No finzinho Marco Antonio deu um passe com açúcar para o Marquinhos. O goleiro fez uma grande defesa mas, André Lima não perdoou: 4 x 0.

E aí?

Aí que os i$ento$ barato$, com a sutileza de um hipopótamo, não contam o GRE-nada na conta dos 37 pontos no primeiro turno. Pois eu não só conto como tenho convicção que sairemos do aterro com 3 pontos. Só não vamos sair com tijolos porque na Arena só tem material de primeira.
O time está pronto. A derrota para a Portuguesa faz parte das exceções.
.....

Já faz alguns jogos que eu quero comentar mas sempre esqueço. Sumiram as chuteiras vermelhas, rosas e lilás dos pés de jogadores do Grêmio. Coincidência ou não, as vitórias tornaram-se mais numerosas. Esta decisão aconteceu de forma discreta e sem ser noticiada. Parabéns para aquele, ou aqueles, que acabaram com esta bobagem.
.....

Os números do Olímpico:

Público Pagante: 18.205
Público Não Pagante: 12.304
Público Total: 30.509
Renda: R$ 380.899,00
_____

Como jogaram

Marcelo Grohe:  Sem nenhum trabalho no primeiro tempo. Uma boa defesa no segundo.
Edilson: Jogou melhor hoje.
Werley: Levou uns bailes do Aloisio mas se recuperou.
Gilberto Silva: Aloisio é arisco, rápido. Mas foi dominado a maior parte do tempo.
Anderson Pico: Entrou bem. Merece ser titular até o Julio Cesar se recuperar.
Fernando: Um gigante no desarme no primeiro tempo.
Souza: Muito bem.
Zé Roberto: Se movimentou bastante. Bela atuação.
Elano: Muito bem.
Leandro: Dois gols feitos. Dois gols perdidos. Muito participativo. Está em boa fase.
Marcelo Moreno: O melhor em campo.
.....
Marquinhos (Elano): Entrou bem de novo.
Marco Antônio (Leandro): Deu um grande passe no quarto gol.
André Lima (Zé Roberto): Entrou e fez o dele.

Pofexô: Fez uma salada nas substituições mas o jogo já estava ganho. Se fosse goleiro se diria que não teve trabalho.
_____

Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP), auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Thiago Gomes Brígido (CE): Poderia ter dado um pênalti em Edilson no primeiro tempo. Mas não atrapalhou.