8 de agosto de 2012

Por um GRE-nada sem o GRE



Você levaria seu filho neste lugar?

Começou o julgamento dos mensaleiros. Pelo que se viu até agora, são todos cidadãos de conduta ilibada, preocupados com o bem da nação e vítimas de uma terrível injustiça. De um complô malévolo.
Não, o blog não vai mudar para a política. O comentário acima serve apenas para mostrar que o Brasil passa por uma profunda crise na moral e na ética. Os interesses de cada um são infinitamente mais importantes do que a justiça e a verdade. E as versões muito mais importantes que os fatos. No país do jeitinho, não faltam "pistoleiros" de aluguel para fazer serviço sujo.

Chegando onde eu queria chegar, o futebol não poderia ficar isento à esta situação. E no futebol, ela até é ampliada, porque supostamente estamos diante de um assunto de importância menor.

Pilantras gordos de churrasco grátis e, provavelmente, com bolsos um pouco mais cheios, nunca tiveram nenhum problema em tripudiar e mesmo atacar a honra de pessoas que afirmavam ser um risco permitir jogos no Cheira-Rio. Nunca levaram em conta que o remendão é o único estádio em reforma com permissão para que haja atividades. Jamais comentaram as dezenas de fotos que mostram entulho e mais entulho ao redor do gramado. Não noticiaram o choque que um policial levou em um dia de chuva. Ignoraram solenemente o filme de um trabalhador com uma maquita cortando um ferro retorcido no meio da torcida Tricolor no último GRE-nada. Tentaram colar a pecha de gremistas nos promotores que apenas tentavam cumprir seu dever.

Pois agora, o que dirão do chefe da Brigada Militar, que sugere torcida única no jogo do dia 26? Ganha um ingresso para o GRE-nada de 2017, provável ano da reinauguração do remendão quem respondeu nada. Claro que não dirão nada. Fossem dizer e já teriam dito. E por que não dirão nada? Certamente não é por medo de levar umas borrachadas no traseiro, que seriam mais do que merecidas aliás. Calarão porque este comportamento é parte do "negócio", do compromisso assumido, do direito ao ingresso no churrasco da segunda.

E o chefe da Brigada o que teria para dizer ao público? Se o "estádio" tem condições normais de jogo, por que então restringir o acesso a apenas uma torcida? Se estão seguros de que nada há que ponha em risco a integridade dos torcedores qual é o problema em liberar 1500 lugares para a torcida do Grêmio? Ou será que ... Nah! Um membro da gloriosa Brigada Militar não liberaria para acesso ao público um local sem condições de acesso seguro. Mas heim? Diz para a gente aí o porquê Comandante.

Querem minha opinião? A Brigada deveria ampliar as restrições. Não deveria permitir o acesso de ninguém do Grêmio. Jogadores e  comissão técnica, todos deveriam ser barrados. Vai que no momento dos costumeiros roubos da arbitragem contra o Imortal, algum jogador ou funcionário, em momento de revolta, resolva pegar um ou dois ou 5 tijolos para jogar no juiz e bandeirinhas? Ou usar um pedaço de ferro retorcido como estilete? Quem se responsabilizará? A Brigada Militar? Wianey Carlet? Nando Gross? Guerrinha? Estes, sabe-se, correrão da raia tal qual ratos em navio que afunda.

Melhor não arriscar Comandante. Melhor não arriscar. Fecha a José de Alencar e barra a passagem do ônibus do Grêmio. Assim, dormirás tranquilo no final da noite de 26 de Agosto.