30 de agosto de 2012

Quem é o próximo?

Grêmio 2 x 0 Vasco

Antes do jogo no Olímpico mais uma grande atuação do time de Fernandinho Beira Rio. O Coritiba vendeu caríssimo a Sulamiranda para o Grêmio. Para o Grêmio! Então, há que se louvar a derrota por placar mínimo dos craques do cocô-irmão. Há também que se destacar a grande atuação de El Bonecón. Ele quase fez um gol. E contra o Coritiba, quase fazer um gol não é pouca coisa. E nem deixou cair a tiara.

Primeiro tempo: 1 x 0

Um jogão! Pegado como há muito não se via. A defesa, mesmo com Naldo, não deu uma mísera chance para o Vasco chutar em gol. Chance de gol então nem pensar. O esforço dos jogadores era quase comovente. Pareciam contaminados pela presença dos campeões de 95. Carlos Miguel, Jardel, Dinho, Danrlei e outros estavam nas tribunas. Atentos. Vibrando.
No meio, Souza e Fernando como dois rotteweilers, assustavam todos que sonhassem em passar por perto da área do Grêmio. Marquinhos e Zé Roberto, movediços, participativos. Marquinhos acabando com a invenção de que só pode entrar no segundo tempo.
Faltava o toque final. O último passe. A pifada. Pelos 30 minutos Marquinhos pifou Kleber. Um gol imperdível, mas ele perdeu. Aos 43 minutos, Marquinhos levantou uma falta na área e Marcelo Moreno, com muita raça e coragem empurrou a bola para dentro.
Mais do que merecida vitória parcial.

Segundo tempo: 1 x 0

O segundo tempo começou no mesmo ritmo. Aos 4 minutos Marquinhos pifou Marcelo Moreno que errou o gol cara a cara com o goleiro do Vasco. O Vasco tentava atacar mais mas encontrou Werley espanando tudo e Naldo atrapalhado.
O jogo começava a ficar perigoso mas aos 12 minutos, o ataque todo trocou passes e a bola acabou no pé de Kleber. Um corte no zagueiro e uma bucha no cantinho de fora da área.
Aos 18 minutos o Pofexô resolveu poupar Marquinhos, de grande atuação e Marcelo Moreno. Entraram Marco Antônio e Leandro. Um pouco cedo para poupar, mas o Pofexô tem crédito.
Com as substituições o time parou e o Vasco começou a forçar mais forçando Grohe a trabalhar. E Grohe errou uma espalmada largando para o meio da área mas logo depois salvou um gol numa cabeceada à queima roupa.
Aos 33 minutos o Vasco errou um gol feito. Sem goleiro e do risco da pequena área. Sorte de campeão, pensei eu e 90 % da torcida.
A pressão do Vasco tornou-se muito forte e a zaga defendia-se como podia. Aos 41 minutos o terceiro gol não saiu por pouco.

A rodada foi toda favorável para o Grêmio. O time ganhou confiança e está com uma consistência defensiva como não tinha há muitos anos. Mesmo Naldo é incapaz de causar danos muito sérios. Mas o campeonato é longo e duro. Não dá para relaxar. Sábado tem que patrolar o Palmeiras. Se custar o emprego do Felipão, problema dele. Se ganhar do Palmeiras tem o Atlético Goianense em casa. Aí, corre o risco de chegarmos já na quarta rodada do returno distantes 1 ou 2 pontos no máximo do líder.
_____

Os números do Olímpico

Público Pagante: 17.770
Público Não Pagante: 3.988
Público Total: 21.758
Renda: R$ 336.645,50
_____

Como jogaram:

Marcelo Grohe:
 Não teve nenhum trabalho no primeiro tempo. Muito bem no segundo. Quando não conseguiu defender teve sorte.
Pará: Muito esforço. Perdeu um ataque por fomear no primeiro tempo. Joga bem mais na direita, embora tenha errado a maioria dos cruzamentos.
Werley: Seguríssimo. Um dos melhores.
Naldo: Não inventou. Pequenas falhas. Mas não tem nível para jogar neste time.
Pico: Bem. Melhora a cada jogo.
Fernando: Excelente na parte defensiva. Burocrático no ataque.
Souza: Excelente na parte defensiva e preocupando a defesa do Vasco quando tentava a subida.
Marquinhos: O melhor do time no primeiro tempo. Saiu muito cedo.
Zé Roberto: Bem no primeiro tempo. Um gigante no segundo. Melhor em campo na soma.
Kleber: Perdeu um gol feito no primeiro tempo. Fez um belo gol no segundo. Lutador como sempre.
Marcelo Moreno: Centro-avante tem que botar para dentro. Botou

......

Marco Antônio (Marquinhos): Entrou totalmente fora do jogo. Não sabia onde estava.
Leandro (Marcelo Moreno): Não fez nada de mais.
André Lima (Kleber): Pouco tempo mas conseguiu perder um gol.


Pofexô: Para o meu gosto começou a poupar jogadores um pouco cedo demais. Por conta disto o time correu riscos desnecessários.
_____

Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO): Caneludo não teve influência no jogo.