7 de setembro de 2012

Arigatô diz sayonara


Preâmbulo

Há mais de 7 anos atrás, no dia 14/08/2005, com o Grêmio disputando a segunda divisão, inaugurei este espaço, chamado então Blog do Grêmio (daí o endereço blogremio.blogspot.com). O objetivo era ajudar o nosso Grêmio a superar o momento de dificuldade, da forma que tinha disponível: incentivando a torcida a comparecer aos jogos e postando informações e análises sobre o time. Passado um tempo, meu irmão iniciou sua participação com o pseudônimo Perseu Algoz, depois alterado para seu Algoz. O episódio dos Aflitos nos fez trocar o nome do blog para Imortal Tricolor.

O tempo passou, nosso público cresceu e o blog tornou-se uma das referências da nossa torcida na internet. Como torcedores, xingamos dirigentes, técnicos e jogadores, que foram incapazes de aplacar a nossa fome de títulos. Também zoamos a imprensa isenta e o pessoal que habita o aterro. Mais recentemente, criamos a prática do post pós jogo, quase instantâneo. Centenas de torcedores aqui se acotovelam para ler os comentários que postamos tão logo as partidas do nosso Grêmio se encerram.

A identidade do pseudônimo Arigatô (inspirado na conquista do mundial, com uma leve provocação ao outro lado) é conhecida de muita gente. Nunca fiz segredo dela, tendo inclusive participado de lista institucional de blogueiros do Grêmio com o meu nome real, assinando em nome do blog. Aqui, alimentávamos o "segredo" como parte do folclore que se criou. Por mais de uma vez, fotos minhas ilustraram matérias, levando a legenda "um torcedor", como neste post, de 31/10/2011 (no qual fiz as vezes de cicerone de um jornalista escocês que desejava muito assistir ao histórico Grêmio 4 x 2 Flamengo), ou na recente foto com o inesquecível André Catimba.
_____

A roda do destino

Recentemente, fui surpreendido com um convite ao qual não consegui recusar. Absolutamente inesperado, teve como motivação alguns trabalhos realizados no nosso tricolor e um currículo composto ao longo da vida. Os detalhes do acontecido talvez sejam relatados no futuro, se julgar que há necessidade. As circunstâncias que se seguiram fizeram do convite uma convocação. O objetivo: buscar eleger um projeto que, caso seja escolhido pelos conselheiros e,  posteriormente pelos associados, vai elevar o nosso Grêmio a outro patamar como clube de futebol.

Este blog nunca teve viés político e não pretendo fazer dele plataforma eleitoral. Como já disse acima, centenas de pessoas sabem quem é o Arigatô (e também o Gaguinho). Contudo, por uma questão de clareza absoluta, preciso explicitar ainda mais que Arigatô foi o pseudônimo escolhido por mim, Odorico Roman (ou @icoroman, no twitter) para escrever no Imortal Tricolor.
_____

O futuro

A caminhada será árdua e longa, embora no calendário o final do processo pareça estar logo ali. Eleições tendem a ser desgastantes. No Grêmio dos últimos anos, ainda mais. Espero ter sabedoria suficiente para defender com sucesso o projeto que conheci e abracei. Mais do que isso, espero ter também sensatez para atravessar os dias de debates sem ferir nenhum gremista, coisa que não desejo em hipótese alguma.

Deixo um grande abraço a todos os leitores que me deram a alegria de compartilhar este blog nos últimos sete anos. À Pitica e ao seu Algoz, um beijo, com a certeza de que seguirão conduzindo este espaço com a essência que esteve presente na sua gênese: paixão total e incondicional pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Assim, queridos leitores, o Arigatô se cala (por dias ou por anos) e passa a palavra para mim, em outras frentes. Que eu saiba usá-la para construir um Grêmio maior, mais forte e mais unido.

Odorico Roman (@icoroman).