10 de setembro de 2012

Na Zona Morta

Os resultados do fim de semana, definitivamente não foram bons. Mas, mais definitivamente ainda, não podem ser considerados inesperados. Senão vejamos:
  1. O Grêmio reluta há anos em confirmar bons momentos. Em 2008 entregou um campeonato ganho. Daquela vez havia uma causa mais do que evidente. Celso Roth, o eterno perdedor. Agora não consigo ver um culpado visível. Mas os primeiros 10 minutos do jogo de sábado foram lamentáveis. Tomar dois gols como os levados são inaceitáveis para quem pensa no título. Não pode um time ter tanta desatenção como a demonstrada naquele início de jogo. Assim, mais uma vez nos afastamos dos líderes. Talvez definitivamente.
  2. O Atlético ganhou após sofrer um pouco. Mas ganhou do Palmeiras que não consegue sair da zona de rebaixamento. O resultado foi ruim mas foi lógico.
  3. E o Fluminense ganhou do timinho. Timinho que não está mas joga como quem está na zona de rebaixamento.  Resultado mais do que previsível.
Agora são 3 pontos contra o Náutico e uma chuleada nos dois de cima. Mais no Fluminense, que o Atlético, apesar da vitória de ontem, parece não ter fôlego nem temperamento para ser campeão. O retrovisor está quase dispensável com a derrota do Vasco ontem. Se é difícil alcançar os de cima, mais difícil parece ser entregar a rapadura para as topeiras que vem abaixo. O único que aparentemente tem alguma força é o Botafogo. Mas este, sabe-se, sempre cai quando chega perto de algo maior.
_____

Pois o indefectível Wianey Carlet tem que fazer urgente o curso de treinadores do não menos indefectível Nando Gross. Pois não é que ele creditou as causas da derrota do Grêmio no sábado ao fato do time ter "entrado faceiro tentando marcar gol logo de cara"?
Em relação a tentar marcar gol cedo, preocupado eu ficaria se o Grêmio tivesse um treinador que dissesse para esperar até os 30 minutos ou quem sabe até o segundo tempo para tentar o gol. Consigo até imaginar o Pofexô na preleção: "Olha aí pexoal. Prestem atenxão. Nada de tentar o gol antesh dosh 30 minutos".
Já quanto aos gols levados, nenhum foi de contra-ataque. Ao contrário, o que irritou mais é que a área estava povoada por um batalhão de jogadores gremistas e nenhum foi capaz de tirar a bola da zona de perigo.
Mas um dia eles aprendem. Afinal ontem ele conseguiu ver que o Sbardeloto tem razão ao querer a interdição do Cheira-Rio. Viu pelas razões tortas mas viu. Ele e outros i$ento$ só querem que saia porque acham que como está fica mais difícil de ganhar os jogos.
Mas vamos em frente.