9 de outubro de 2012

Entrevista com a chapa do Homero Bellini Jr.

Para finalizar o ciclo de entrevistas as idéias do candidato Homero Bellini Jr.

·        Chapa 3:
1) Nominata da chapa (Presidente e CA)
Homero Bellini Junior – Presidente
Alexandre Bugin – vice-presidente
Antônio Carlos Maineri – vice-presidente
Edson Berwanger – vice-presidente
Elizabeth Pedrosa Ribeiro – vice-presidente
Fernando Hackmann Rodrigues – vice-presidente.
Marcelo Wais – Vice-Presidente

2) Está vinculado formalmente a algum Grupo Político? Tem apoio de algum? Qual?
Movimento Grêmio Independente

3) Como avalia o atual momento do clube?
É inegável que o clube evoluiu como instituição nos últimos anos. Todavia, o Conselho de Administração não funciona como tal, faltando-lhe um pouco mais de autonomia para a tomada de atitude. Além disso, falta representação política daqueles abnegados para suporte aos departamentos do clube. É necessário, também, estabelecer metas mais claras para os executivos de todas as áreas  do clube e que essas metas tornem-se de conhecimento do Conselho Deliberativo, o que garantiria maior transparência de gestão. O Grêmio ainda vive uma gestão PERSONALISTA, centrada na FIGURA DO PRESIDENTE. Isso para uma empresa que quer modernizar seus processos de gestão não é recomendável.

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4) Em relação a Arena, quais seus Planos e ideias? E como se encaixam no modelo de administração buscado pela sua gestão?
 Defendemos o projeto Arena desde o seu início. Hoje felizmente o novo estádio é um consenso entre os diversos grupos do clube e motivo de orgulho para torcida. É uma conquista de todos e deve seguir sendo assim.
A Grêmio Empreendimentos está bem estruturada, o contrato está firmado e será cumprido. Entendemos que a gestora do estádio  deve ter seus cargos ocupados por critérios técnicos e políticos. Na GE, defendemos a participação de todos os grupos políticos do clube, sem exclusões, e temos que cuidar para não reproduzirmos uma visão personalista também na GE. Vamos priorizar a indicação de técnicos para composição da Grêmio Empreendimentos, bem como nas vagas destinadas ao Clube na Arena Porto-Alegrense. Devemos manter o que vem sendo feito com excelência. Tal indicação será submetida à homologação do Conselho Deliberativo.
Precisamos ter um cuidado redobrado no primeiro ano de funcionamento da arena em razão da mudança de paradigmas na nova casa, com a re-adequação do quadro funcional do clube. Tal período pode ser de grande valia para implementar processos mais profissionais e adotar as medidas sugeridas pelo Planejamento Estratégico, pelo Relatório do Fórum dos Movimentos e pelos trabalhos das consultorias internacionais contratadas para planejar a transição do clube como um todo.

5) Possui alguma medida “emergencial” que julgue necessário a ser implementada no dia seguinte a posse? Qual?
Sim, negociar a permanência do volante Souza. Queremos um time forte.

6) Tendo em vista o planejamento de Marketing da sua eventual gestão, qual a posição do candidato sobre a interação com a torcida gremista? E como pensa o Quadro Social nesse projeto?
O clube atualmente tem o problema sério de comunicação com seu torcedor. O Grêmio possui mais de 50 mil sócios e nem sempre consegue ouvir e atender aos anseios e desejos da sua torcida. É preciso implementar ações para que o sócio sinta-se peça importante na vida do clube, desvinculando aos resultados do futebol. Precisamos redobrar esforços na modernização na estrutura de atendimento aos sócios, já que há indicativo de majoração no número de sócios na ARENA.

7) Como pensa em levar o Grêmio para o topo dos clubes mais fortes internacionalmente, visto que, tem-se ai a questão populacional (quantidade de torcedores) e geográfica (está fora do eixo Rio-São Paulo)?
Muito embora o Brasil seja sempre referido como o país do futebol há uma notória dificuldade dos times nacionais em obter projeção perante os seus pares de outros continentes. Hoje o Grêmio não foge dessa realidade. Contudo, tendo em vista as nossas características únicas, de história, estilo de jogo e torcida, entendemos que o Grêmio pode sim ganhar maior destaque no cenário mundial.
 Nosso projeto contempla  a criação da a área de Marketing Global para implantação do Projeto Blue Squad e do Projeto DNA Tricolor. Para chegar ao topo o Grêmio não pode nunca perder o foco do futebol. É preciso que o time esteja permanentemente disputando e conquistando torneios internacionais.
 O clube deve também compreender o cenário no qual está incluído, trabalhando para fortalecer o futebol gaúcho e brasileiro como um todo, valorizando especialmente a “marca” do campeonato nacional;

8) É viável conseguir isto em um país com tantas desigualdades e carências em que é difícil para a esmagadora maioria pagar R$ 26 reais para ser sócio e mais os custos de 50% do ingresso e despesas para ver um (ou 4) jogo?
É plenamente viável, o Grêmio pode aumentar consideravelmente as suas receitas se melhor entender e explorar os diversos nichos econômicos e setores sociais que atinge. Para isso é necessária uma mudança na forma do clube tratar seu torcedor e de enxergar seu patrimônio. O Grêmio não possui somente um perfil de torcedor. Possui vários e pode contemplar todos eles nas suas ações.
Em tempo: Em razão dos termos da pergunta é forçoso esclarecer que na atual modalidade associação do Grêmio a mensalidade de R$ 26,00 (Sócio torcedor ouro) dá direito somente a preferência na compra de ingressos (e desconto na compra antecipada pela internet). O plano que dá direito a pagar 50% do ingresso é o sócio torcedor diamante, que tem o custo de R$ 45,00 mensais.


9) É a favor da profissionalização REAL de todo o departamento de futebol? Como fazer para que isto não mude a cada eleição? Qual o papel da Base?
Temos como base do nosso projeto a profissionalização dos setores do clube. No futebol, a razão de ser do clube, não seria diferente. Entendemos que é  fundamental a liderança de uma diretoria institucional, com visão de médio e longo prazo, como elo de ligação entre a equipe, comissão técnica, clube e torcida. Tal diretoria institucional tem também a função de proteger o patrimônio imaterial do Grêmio das atribulações políticas, das cobranças por resultados a curtíssimo prazo e da inevitável pressão dos apaixonados pelo tricolor.
No comando de toda a estrutura profissionalizada do departamento de futebol entendemos que se faz necessária a figura de um vice de futebol. Para responder pelo clube e dar respaldo ao executivo e todo o setor.
A base é fundamental para o fortalecimento do clube e merece ênfase especial no nosso projeto de gestão. A proposta de profissionalização também abrange tal departamento, com planejamento, metas de resultados de campo e de aproveitamento das categorias de base e de jogadores contratados, com definição de métricas de avaliação e adoção de softwares especializados de análise de desempenho como ferramenta de gestão dos atletas.
Pretendemos adotar um esquema tático padrão em todas as categorias de base, o que auxilia no crescimento dos atletas na mudança de categoria. Da mesma forma, se faz necessária a uniformização de treinamento e filosofia desde a primeira categoria até a última, inclusive com aulas teóricas sobre a história do clube, seus grandes atletas e suas conquistas.


10) Como fazer esse projeto de gestão dar certo sem comprometer as finanças e pagando dívidas históricas?
Com a implementação da Gestão financeira totalmente profissional; O MGI pretende a implementação de princípios de gestão financeira, fundamentada em três pilares:
- O controle salarial e de transferência dos jogadores;
- A maximização de receitas; e
- Gestão de receitas patrimoniais, com a exploração de seu patrimônio (ARENA, Eldorado, Cristal, Ilha), visando à gerar receita o ano todo sob diversas formas.
Estes três pilares demonstram a estratégia e procura equilibrar os interesses de todos no ambiente operacional do clube (sócios, torcedores, imprensa, patrocinadores e jogadores)
O controle salarial tem o papel de equilibrar os resultados, já que se identificou que o gasto com salários de jogadores é a principal despesa do clube.

11) Qual o seu projeto para o Grêmio e seus diferenciais?
O projeto pode ser livremente acessado no site http://www.homeropresidente.com.br/nossa-proposta/. O principal diferencial reside no fato de ser uma alternativa ao personalismo que se vê no Grêmio hoje. Não queremos discutir nomes, queremos discutir idéias. E as idéias da nossa proposta têm como base a participação (democratização/renovação), o profissionalismo e a transparência.