24 de outubro de 2012

Noite de Sulamiranda e o contrato do Pofexô

Hoje é noite de Sulamiranda e o Pofexô decidiu poupar Gilberto Silva. O resto do time será o titular, se Souza estiver bem.
Num primeiro momento não entendi. O único título que o Grêmio pode ganhar este ano é a Sulamiranda. Então por que poupar?
Depois entendi o raciocínio. Ficar fora da Libertadores de 2013, a esta altura seria uma tragédia. Afinal está criada toda a expectativa para que o primeiro ano da Arena já seja com campeonatos de ponta e, espera-se, com o Tri da América.
E o caminho mais curto para chegar a Libertadores agora, sem nenhuma dúvida, é o Campeonato Brasileiro. O G4 garante a pré-Libertadores. O segundo lugar dá vaga direta. O Grêmio está há 3 vitórias de garantir o G4. E a 4 pontos do Atlético, com uma tabela bem mais favorável pela frente. Se bobearem acabamos vice e com vaga direta.
E também, vamos combinar: poder jogar pelo empate no Olímpico contra o Barcelona de Guaiaquil permite certas liberalidades.
A não ser, é claro, que algum ou alguns lá dentro do Grêmio estejam considerando o jogo como jogo jogado. E vocês sabem, eu odeio jogo jogado.

_____

Era previsível. O que surpreendeu foi a rapidez com que os i$ento$ barato$ se moveram. Dois dias após a eleição já colocaram o Pofexô no timinho do aterro.
Aproveitaram a entrevista das terças para tentar vesti-lo com uma saia justa. Não colou. Normal e previsível as respostas que ele deu. Prioridade é o Grêmio mas não se furta a conversar com outros times, o sc2006 inclusive, se não houver acerto.
O único problema que poderá fazer o Pofexô não ficar seria um desacerto salarial. Sabendo que na campanha foi promessa de todos os candidatos pode crescer o olho na hora da pedida.
Mas nem isto acredito. O pacote que o Grêmio oferece é imbatível:

  1. Entrar na história como o primeiro técnico da Arena.
  2. Jogar uma Libertadores sob a capitania do Presidente Koff, o que aumenta exponencialmente a chance dele incluir este título no seu currículo.
  3. Possibilidade de finalmente ser reconhecido internacionalmente; e
  4. Com o provável sucesso, ser ficha um para o lugar do Mano, que todos sabem, não chega até a Copa do Mundo.
E claro, macaco velho, o Pofexô sabe que o Grêmio é infinitamente maior do que ele ou de qualquer outro simples mortal que caminhe, nade ou rasteje pelo planeta Terra.