4 de outubro de 2012

Um ponto fora da curva

O matemático Tristão Garcia, em analise ao desempenho dos primeiros colocados na tabela do Brasileiro 2012 diz que, até o momento, o Fluminense apresenta desempenho de campeão incontestável com 73% de aproveitamento na vigésima sétima rodada. O mesmo índice do São paulo no ano de 2007. De acordo com  ele, neste ano, os rivais Grêmio e Atlético (MG) possuem também números de campeão.

          " O Fluminense é em absoluto um ponto fora da curva. A gente mede sempre o atual momento dos clubes levando em conta os últimos seis jogos: o Fluminense ganhou 2,5 pontos por jogo nesse período. E antes fazia dois pontos por jogo; média de campeão. Quase o dobro do que o Atlético-MG conseguiu (1,33 ponto por jogo)." 


Ele afirma que, desde 2007, só agora os membros do G-3 (27a rodada) bateram na casa dos 50 pontos. Sem exceção.O Grêmio (50 pontos), por exemplo, dividiria a liderança com o Vasco em 2011, a esta altura da competição. O que só aumenta a dimensão da campanha do Fluminense.

          "O Grêmio não vive um momento ruim, assim como o Atlético-MG. Nas últimas seis rodadas, conseguiu manter o fôlego, com 1,5 ponto por jogo, aproveitamento de 50%, que não é desastroso. O Fluminense mantém um aproveitamento acima do mínimo para conquistar o Brasileiro (66%) há muitas rodadas. Muito azar do Grêmio e do Atlético-MG que o Fluminense está assim."

Tristão acrescenta que, em seus cálculos, só o G-3 se classifica à Libertadores. Para ele, até que a Copa Sul-Americana esteja encerrada, há a chance de um brasileiro ganhá-la e eliminar uma vaga no Brasileiro. Com esses parâmetros, o matemático põe o Vasco, quarto colocado, com apenas 1% de chances de classificação ao campeonato. E o Fluminense está quase certo.

          " Fluminense e Atlético-MG já estão além da casa dos 90% de chances de Libertadores, e o Grêmio com 75%. É um indício da força dessas equipes: desde 2007, não há um nível alto como esse, com os clubes de cima pontuando com essa eficiência." 

Fonte:Jornal Extra

...............

Ainda bem que futebol não é matemática. Com todo respeito à análise do professor Tristão, eu ainda acredito. Vou esperar pelas próximas três rodadas.