23 de novembro de 2012

Daniel Matador: A palavra é prata, o silêncio é ouro


Caros

Como é de conhecimento geral, observamos durante os últimos dias uma enxurrada de informações furadas, palpites estapafúrdios e matérias jornalísticas (?) tendenciosas a respeito dos treinadores (e até mesmo da composição da comissão técnica e gerencial) dos dois principais clubes de futebol do Rio Grande do Sul.
Passando por valores estratosféricos, premiações milionárias, condicionantes inegociáveis e tantos outros fatores citados pelos meios jornalísticos (??) da Província de São Pedro e inclusive acima do Mampituba, o que vimos foi um verdadeiro festival de asneiras. Até mesmo porque hoje a grande maioria da população tem acesso aos meios de informação, seja acessando a internet no aconchego de seu lar (como fazem muitos torcedores tricolores), seja indo até uma lan house nas regiões menos abastadas e pagando 1 real a hora (como fazem alguns torcedores menos afortunados de outros clubes).

Independentemente disto, e atendo-se ao que interessa (no caso, os assuntos do Imortal), qual foi a grande diferença que foi possível perceber entre o comportamento do clube a respeito deste tema? Diferentemente de anos anteriores, quando os palpites da imprensa esportiva especializada (???) naturalmente não se confirmavam, o clube costumava comentar e por vezes até mesmo confirmar os termos de negociações de atletas, treinadores, comissão técnica e afins. O que acontecia então? A imprensa deitava e rolava, era o Messi que estava sendo sondado e não chegava, era o Mourinho que já havia recebido proposta, era o Wayne Rooney desembarcando no próximo voo do Salgado Filho. Tudo isto com a confirmação dos dirigentes!!!

Desta vez, os profissionais da imprensa esportiva (????) se viram obrigados a apelar para a criatividade, que já é pouca. Isto porque a forma como as negociações estão sendo tratadas está sendo feita de forma muito, mas muito diferente de como se fazia há algum tempo pelas bandas da Azenha.

Particularmente falando, esta forma de trabalho me agrada, e muito. Fazer e não falar, este é o negócio. Como eu me divertia vendo a galera da rádio e TV fritando o cérebro para tentar estabelecer alguma conexão. "Bom, já que o Luxa vai para os vermelhos, Abel fica no Flu, Muricy renova com o Santos, parece que o Galo vai tentar o Marcelo Oliveira que saiu do Vasco, que já contratou o Ricardo Gomes, então sobra o Cuca para o Grêmio contratar." SÉRIO, EU OUVI ESTE TIPO DE COMENTÁRIO!!!!! Chegava a ter espasmos de riso.

O legal é que com relação a jogadores a coisa estava parecida. "O Zé Roberto vai para o Santos, o Souza volta para o Porto, o Fernando já está vendido, o Pará será devolvido, Júlio César não vai renovar, Pico tem proposta da Alemanha e já está de malas prontas e com a saída do Gilberto Silva o time do Grêmio está desmanchado. A crise no Olímpico está longe de acabar." EU JURO QUE OUVI ESTE TIPO DE COMENTÁRIO NAS RÁDIOS!!!!

Qual o resultado? O velho Koff, no seu jeito todo peculiar de resolver as coisas, como só quem conhece do riscado sabe fazer, deixou os manés se descabelarem e, a seu tempo, anunciou a renovação de contrato do treinador. Não tenho dúvida de que com os jogadores a coisa andará da mesma maneira. Mesmo depois de inventarem que metade do time está vendido e a outra metade está por sair, os atletas que realmente estiverem dentro do projeto traçado para o clube terão suas situações definidas.

Qual o recado mandado pelo velho caudilho? "A COISA AQUI É DESTE JEITO, NÃO ADIANTA ESPERNEAREM!!!!"

Para quem acompanhou o trabalho de Koff à frente do Tricolor nas duas ocasiões em que foi presidente, não é nenhuma novidade esta forma de trabalho. Para os torcedores da geração 2000, um recado: sosseguem o facho, observem e aprendam como se faz.

Koff, matreiro como poucos, apenas ratificou o que os sábios já ensinavam há milênios: a palavra é prata, o silêncio é ouro.

Saudações Imortais