14 de novembro de 2012

Os especialistas

Um leitor sugeriu e eu acato. Virou post o comentário do leitor que assina Daniel Tricolor
_____

Estimo que mais de 90% das informações que a que temos acesso pela imprensa possa ser classificado numa dessas categorias: errada ou parcial. 
Errada - pelo menos da área em te atuo, o mais comum é ver a imprensa publicar bobagem sobre o que passamos a ela e isso passa batido. Deve acontecer com todos os assuntos. 
Parcial - ou as notícias são distorcidas pela fonte ou pelo próprio jornaleiro, defendendo algum interesse ou tentando fazer barulho.
A imprensa esportiva é o que tem de pior nisso. Além dos churrascos da segunda, que produzem o segundo tipo de notícias, os jornaleiros têm que conviver com uma realidade de muito espaço para pouca informação, num luta maluca por audiência e leitores, sem a menor preocupação com a qualidade ou veracidade das informações prestadas.
Apesar desse contexto de desinformação, a facilidade de acesso a esse lixo nos aproxima tanto da "informação" que as pessoas passam a se acharem especialistas em qualquer coisa. Ninguém se aprofunda mais em nada, os alunos não querem mais estudar porque está tudo no google, mas todo mundo sabe tudo de tudo. Se antes todo brasileiro era um técnico de futebol, hoje todo mundo é um pouco médico, jurista, empresário, dirigente de futebol.

Vejam o caso do mensalão. Mesmo sem ter lido a denúncia ou ter tido acesso aos autos, para quase toda população brasileira só poderia haver uma decisão razoável para o caso (para uns a condenação e para outros a absolvição). Dependendo da visão preconcebida que cada um formou para aquele caso, os ministros do supremo passaram a serem julgados pelas pessoas nas redes sociais, apesar de que 90% do que as pessoas conhecem sobre o caso tenha vindo de notícias erradas ou tendenciosas.
No futebol é a mesma coisa. Alguém tem certeza de algum dos dados que usa para avaliar se o novo contrato com o Luxemburgo deve ser assinado? Lembremos que todas as informações que temos vêm da pior imprensa do RS: a esportiva. 
Já vi gente mandando o Luxa à merda porque quer ganhar XXX milhões por ano (há algum dado confiável???) ou porque não quer ser mandado por 2 diretores (alguém ouviu isso dele?) ou porque sua listinha de compras não seria aceita (tem mesmo essa listinha?). 
Também vi gente mandando o Koff à PQP porque ainda não assinou ou porque não dá notícias (lembram do Odone abrindo o bico nos casos do Pilantra, do Ganso e outros?), ou simplesmente porque demora. Muita gente que não sabe avaliar se o pacote da Net que tem em casa é compatível com seu orçamento acha que sabe qual a decisão certa para um contrato milionário do qual não possui nenhum dado concreto e confiável. Não é torcida do Grêmio que é assim, mas nosso mundo superficial que favorece a geração e propagação rápida de idéias desse tipo.