2 de dezembro de 2012

Daniel Matador: Meu desprezo será tua herança

Não merecia. Não merecia mesmo. Não merecia de jeito nenhum.

Faço minhas as sábias palavras do Seu Algoz. O campo sagrado do Olímpico não merecia que tão rasos adversários profanassem sua grama em seu derradeiro embate. Suas linhas não mereciam que tão diminuto larápio dirigisse o espetáculo final.

A última taça oficial do Monumental foi erguida na tarde deste último sábado por um capitão que vergava um manto tricolor. Uma camisa azul, preta e branca. Ao jovem zagueiro Gérson coube o privilégio que muitos outros heróis antes dele tiveram. Um gesto para demonstrar quem é o mandatário deste templo. Um grupo de jovens jogadores comandados por um antigo meia criado no Grêmio fez o que outros já deveriam ter feito há mais tempo.

Mesmo entre bandidos e malfeitores há honra. Não tão altiva, não tão nobre, mas há. No caso do adversário do Grêmio neste dia, impossível tentar achar qualquer resquício deste sentimento. Prova da mesquinhez que assola aquele que sempre viveu à sombra do irmão mais velho. Ou seria pai?

O Velho Casarão é um ser vivo. Quando falamos dele, parece que estamos falando de algum parente que conhecemos. Ele é aquele parente mais velho, mais vivido, mais experiente. Aquele que não se importa mais com os pequenos desaforos que a vida lhe proporciona por saber que não vale a pena. Já viveu a vida intensamente, já teve todas as alegrias possíveis, já passou por percalços e tocou em frente. Nem liga mais quando algum gurizinho recalcado chuta a bola para longe e depois tem faniquitos histéricos. Ele conhece os tipinhos e nem se aborrece por isso. É um ser superior.

O Monumental passou o bastão para seu sucessor, feliz por aquilo que construiu e por ter quem o suceda de forma digna. Lavado pelas lágrimas deixadas sobre ele no dia de hoje, ele cantou, do fundo de sua alma imortal, para que toda a torcida e todo o mundo lembrasse:

“Eu sei que não vou morrer
Porque de mim vai ficar
O mundo que eu construí
O meu Rio Grande, o meu lar...”

E deu seu recado velado. Para a torcida tricolor, mostrou que o futuro é promissor. Foram os jovens que ergueram a última taça em seus domínios. Eles serão o futuro. Eles ajudarão a fazer o Imortal vencedor novamente.

E para o tradicional adversário, também deu seu recado. Depois do que foi demonstrado pelo filhote, só uma sentença poderia ser proferida a ele: “meu desprezo será tua herança”.

Saudações Imortais