13 de dezembro de 2012

O elenco de 2013: Atacantes













.....

O ataque, é sem dúvida,  a posição onde o Grêmio está mais carente. Não pode um time atravessar uma temporada com 4 atacantes apenas. E foi o que aconteceu com o Imortal. Junta a lesão do Kleber, mais as convocações do Moreno e estávamos reduzidos a dois e, com isto, sujeitos ao maldito 4-5-1 do Pofexô.
André Lima tem seus defeitos mas joga com garra e, bem servido, faz gols. Todos devem lembrar quando tinha o Jonas dando assistência. Mas é um jogador dependente. Sem assistência não rende. Muito bom para o grupo e para um ano em que são previstos até 84 jogos.
Kleber teve um início empolgante até quebrar a perna numa entrada assassina em jogo do glorioso ruralito. Depois que voltou não rendeu nem perto daquele início. Parece que há alguns problemas que ajudam a explicar a má fase. Se aparecer interessado deve ser negociado. O problema é que ganha muito e com isto assusta possíveis interessados.
Leandro pintou bem, sumiu e voltou a pintar bem quando lançado de novo este ano. É jogador com potencial mas precisa aprender vários fundamentos. É muito novo e isto, se atrapalha hoje, deve ser levado em conta na hora de decidir pela permanência ou não no elenco. Se ficar com treinos específicos para aprimoramento do passe, drible e chute pode ser bastante útil para compor o elenco.
Muitos não gostam, mas Marcelo Moreno tem minha aprovação. Teve altos e baixos mas sempre sofreu com a falta de um parceiro mais agudo e com a quase absoluta inexistência de jogadas pelas pontas. Mesmo assim foi goleador do time. Deve crescer se os laterais forem mais efetivos e se tiver melhor companhia na frente.
......

O elenco precisa pelo menos de sete jogadores de ataque.
Hoje chegou William José. Não conheço. Algumas recomendações são boas outras nem tanto. Um jogador para ser bom e dar certo no Grêmio não precisa necessariamente ter grife. E nem preciso dar exemplos que eles estão na cabeça de todos.
Faltam pelo menos mais dois. Um no nível de um Drogba, por exemplo. Ou do Kaká. Pode não ter nome e nem grife desde que jogue como estes dois. Outro pode ser para compor grupo. Nos juniores tem o Mamute, que parece ser ainda imaturo nos seus 17 anos.
Nomes pipocam aqui e ali. Muitos são meras especulações. Outros talvez não sejam. Mas com certeza haverá novidades. E das boas.
.....

Amanhã um balanço geral do elenco.