6 de dezembro de 2012

O elenco de 2013: laterais

Editado as 11:28 minutos


-----

Depois dos goleiros os laterais. Antes dos laterais o esquema tático. Alguém aí gosta do 4-5-1? E do 6-3-1?
Pessoalmente acho que o velho e bom 4-4-2 é o melhor de todos. Aceito variação para o 4-3-3 dependendo do adversário e das circunstâncias e, com alguma reserva o 3-5-2.
É lógico que o esquema deve ser aquele adequado aos jogadores que se tem, não o contrário. É também lógico que as contratações devem mirar o jeito que o técnico quer por o time em campo.
Time bom, time grande, deve se impor e não jogar de acordo com o adversário. Pode ter um cuidado um pouco maior aqui e ali sempre que o outro time tiver um jogador diferenciado, mas jamais deve ser montado de forma diferente a cada jogo.
Então, a escolha dos jogadores depende e muito de como o treinador pretende jogar. Eu gostaria de pensar que o Pofexô vai deixar esta besteira de 4-5-1 num canto do gramado suplementar do Olímpico. Sim, porque o gramdo principal do Olímpico Monumental não merece um lixo destes atirado lá.

Vamos aos laterais então.
.....

Os mais novos não conheceram o "seu" Osvaldo Rolla. O seu Rolla, ou Foguinho, foi craque do Grêmio e técnico do timaço que ganhou tudo de 1956 a 1962. Depois, por anos ele participou do Sala de Redação. O seu Rolla olhava a foto de um jogador no aeroporto e dizia se era craque ou se não jogava nada. E nunca errava. Pois o seu Rolla sempre dizia que "lateral não se compra. Lateral se faz em casa."
E eu concordo com ele.
O Grêmio tem hoje 7 laterais. Em quantidade está bom, pois precisamos de um elenco entre 32 e 35 jogadores pelo número de competições. Mas serão eles bons o suficiente?

Na direita são 4: Pará, Gabriel, Edilson e Tony.

Gabriel, por alguma razão que não se sabe qual desistiu de jogar. E o Grêmio desistiu dele. Não é cogitado nem nas emergências. Deve ser dispensado.

Pará talvez não fique. O Santos está de mimimi e quer R$ 300 mil antes de iniciar a negociação. E só aceita vendê-lo. Pelo que ouvi e li, Pará vale muito pela liderança de vestiário e pelo espírito brincalhão que ajuda a deixar mais alegre o ambiente. Pará pelo que vi é um lateral guerreiro. Mas é também um lateral medíocre no apoio. Acertou um cruzamento o ano todo pela direita. Quase teve torcicolo a cada vez que subia ao ataque pela esquerda e tinha que dar um passe. Se for barato deve ficar. Se exigirem muito, a porta é serventia da casa.

Edilson é o que melhor apoia dos 4, o que não quer dizer muito. É bom lateral para grupo e sempre que teve sequência de jogos atingiu um desempenho aceitável. Deve ficar.

Tony é o lateral direito com melhor potencial. Penso que deve ser titular do banguzinho no ruralito para se ver se deslancha ou não. Mostrou boa qualidade no apoio.

A lateral esquerda é um problema crônico há muito tempo. Tem três jogadores: Pico, Fabio Aurélio e Julio Cesar.

Pico parece estar perdendo a luta contra a balança, o que é uma pena.

Fabio Aurélio é uma incógnita. Fala-se que jogava muito, mas tem um histórico de lesões que preocupa e muito. Conseguirá jogar, e bem, em 2013?

Julio Cesar é o melhor lateral esquerdo que apareceu no Grêmio nos últimos 8 ou 10 anos. Teve uma lesão grave. Se voltar sem sentir a lesão preenche a necessidade com folga.

Conclusão: a não ser que ocorra uma lesão grave, o time está bem servido de laterais. Poderia ter um lateral direito melhor, mas estes são raríssimos e custam muito caro. Se houver um ou dois na base que possam ser trabalhados seria ótimo.

_____

RBS noticia que Gabriel e Julio Cesar estão fora. Lamento muito pelo segundo. E não tenho convicção que se deva esperar para ver se este menino que foi contratado, Alex Telles, dê boa resposta.