12 de dezembro de 2012

O elenco de 2013: meias de ligação






..... 

A meia de ligação talvez seja a posição em que o Grêmio esteja melhor servido. Tem jogadores de grande qualidade, outros de futuro promissor e tem, claro, o Marco Antonio.
Bertoglio sofreu com as lesões e mais ainda com a má vontade do Pe(dechinelo)laipe. Brigas de empresários nem sempre são boas para o "empresariado". Depois de um período de geladeira se machucou quando voltava. Por isto foi muito bom ver entrevista do Pofexô afirmando que ele está recuperado e que lhe deu ordens de não jogar nas férias. É a maior promessa de craque que apareceu nos últimos tempos. Fez muita falta nos jogos em que precisava furar retrancas.
Elano dispensa comentários. A única preocupação é o seu preparo físico. Nada que uma boa pré-temporada não resolva.
Felipe Nunes chegou como uma aposta e continua como tal. Informações do Olímpico dão conta que lhe falta (ou faltava) preparo de atleta. Sempre jogou um times sem expressão e não teve a formação física adequada. Foi isto, melhorar a condição de atleta, que fez o ano todo. Nas poucas vezes que entrou mostrou qualidades, embora terminasse os jogos no bagaço completo. Bela opção para o ruralito.
O mesmo não se pode dizer de Marco Antonio. O que lhe sobrou de preparo físico faltou de futebol. Talvez tenha sentido o peso da camisa. Rendeu melhor quando recuado para a segunda volância. Se ficasse como opção para tal poderia ser útil. O diabo é que o Pofexô acaba o colocando mais a frente e aí não dá. Merece ser feliz em outros campos.
Porque veio do Avaí depois de uma leva trazida de lá pelo Silas, e também porque chegou sem preparo físico, Marquinhos sofre preconceito. Cresceu muito da metade do ano para cá e, em alguns momentos, quase jogou perto do que sabe. Pela experiência, pela vontade de ganhar que mostra quando joga e pela bola que tem será importante para compor o grupo. Se dependesse de mim ficaria.
Rondinelly é um menino. Talvez tenha se assustado com o tamanho do Grêmio. Se nas partidas que jogou não empolgou, mostraram que pode vir a ser um belo jogador. Deve ser mantido e jogar o ruralito para uma avaliação definitiva.
Zé Roberto dispensa mais comentários. É a referência moral do time.
Wangler pode estourar a qualquer momento. As partidas do sub-20 mostraram um jogador habilidoso e inteligente.

Portanto, se e somente se aparecer um grande negócio de ocasião com um jogador diferenciado é que se deve contratar para as meias mais avançadas. O problema também não está ai.