11 de dezembro de 2012

O elenco de 2013: volantes de contenção


















O Grêmio tem 5 volantes de contenção. E notem que eu incluo o Zé Roberto entre eles. Dos cinco, três sabem jogar e muito: Fernando, Souza e o próprio Zé Roberto. Então, como normalmente são necessários dois, em princípio o time está muito bem servido.

Fernando teve altos e baixos em 2012, mas mais maduro deverá crescer de produção em 2013. É excelente no desarme, sabe jogar e tem um chute forte. É jogador quase completo e um dos melhores volantes do Brasil. Fica no Grêmio em 2013.
Junto com ele, Souza garantiu que o time tivesse a defesa menos vazada do campeonato nacional. Também é extraordinário no desarme e quando sai para o ataque com passadas largas quase sempre cria situações de perigo. Ao que dizem, sua permanência está bem encaminhada. Esperemos que sim.
Zé Roberto foi um achado extraordinário. Joga muito. Não se machuca. E, de quebra, é um grande cidadão e tem espírito de vencedor. Ficou porque quer ganhar títulos no Grêmio. E porque quer ganhar cobra o aprimoramento do grupo. Jogou 2012 mais à frente mas tem todas as condições de jogar mais recuado se for necessário ou se vier um meia atacante mais agudo. Poderia compor o meio de campo com Fernando ou Souza mais Elano e Bertoglio, por exemplo.
Léo Gago tem espírito de luta e joga sério. Falta um pouco de futebol, mas não faz parte daqueles jogadores desprovido de utilidade ou que se dirá incapaz de vestir a camisa tricolor. É importante para grupo, até porque um elenco não poderá ter 35 craques.
Não conheço Felipe Guedes. Não teve chance. E portanto, nada posso dizer sobre ele.
De quebra, Misael está pedindo passagem e, este sim, pode ser um grande reforço se confirmar no elenco principal o que joga nos juniores.
.....
Como conclusão, penso que estamos muito bem servidos de volantes de contenção e, não é aqui que deve ser investido o escasso dinheiro.