7 de dezembro de 2012

O elenco de 2013: zagueiros

























.....

O Grêmio tem dois excelentes e dois muito bons zagueiros ... reservas. Talvez um titular, Werley, se escalado ao lado de um cascudo.

Zagueiros são os penúltimos protetores do gol. São os leões de chácara de um time de futebol. Passando por eles, sobra o goleiro, que funciona como o maitre que deixa entrar ou informa que a goleira está fechada. Leão de chácara não pode ser bonzinho e muito menos ter o coração mole. Leão de chácara tem de estar pronto para limpar a área a dedos na cara e pontapés se todo o resto falhar. Zagueiros também.

Grolli é uma pedra bruta que precisaria ser muito bem lapidada. Talvez tenha sido descoberto tarde demais para isto. E o Grêmio não tem tempo para esperar que talvez se torne um grande jogador. Pode compor o grupo para o ruralito. Penso que o melhor seria emprestá-lo para que jogue. Ou mesmo, vendê-lo.

Naldo teve um péssimo começo no time e acabou fazendo boas partidas no final do ano. Pode ser um bom reserva mas jamais se poderá pensar em lhe dar a camisa titular. Pode ser caro para a reserva. Incógnita.

Pablo jogou duas ou três partidas. Pode ter sentido a camisa ou simplesmente não ser um bom jogador. Pelo que não mostrou pode ir em frente.

Formado na base Saimon promete muito. Destemido, não teme cara feia e joga muito bem. Contra si um excesso de lesões que comprometeram sua ascensão ao time titular e pouca experiência para controlar o temperamento um pouco quente. A seu favor o gremismo que mostra a cada entrada e os ataques que sofre dos i$ento$ barato$, o que é muito significativo. E claro, o fato que experiência se adquire. Poderia ser titular ao lado de um xerife que o controle. Tem tudo para ser um magnífico leão de chácara.

Vilson já prestou bons serviços ao Grêmio mas nunca foi titular absoluto do time. É um jogador útil, mas pela idade e pelo histórico de lesões talvez seja melhor para ele e para o Grêmio que vá para outro time onde poderá ser titular.

O jogador que melhor jogou na zaga este ano foi, sem dúvida, Werley. E ainda é goleador. Não tem, no entanto, o temperamento e a liderança necessária que se espera de um zagueiro. Pode ser titular desde que ao lado de um zagueiro que assuste o centro-avante só pelo olhar.
.....

Na base tem o Gerson. Joga muita bola e parece ter liderança. Deveria ser titular no ruralito para ganhar experiência.
.....

Conclusão

Temos bons zagueiros. Nenhuma unanimidade. Nenhum xerife pronto. Temos o complemento, falta o essencial. É como fazer um churrasco e ter a mesa cheia de pão com alho, maionese, farofa e faltar a carne. O Grêmio sempre teve um grande xerife nos principais títulos que ganhou. Um zagueiro deste porte é indispensável e prioridade. Pode ser o Lugano? Se enquadra no perfil. Se não for ele, que seja um deste porte. No Brasil não vejo ninguém. Que seja buscado no Uzbequistão se for necessário.