12 de dezembro de 2012

O roto querendo falar mal do esfarrapado

O roto sempre gostando de falar mal do esfarrapado. Essa mania dos europeus de desfazer e criticar os países que consideram  "inferiores"  é conversa fiada. Quem mora ou já morou por aquelas plagas, sabe que por lá existem muitos furos e nem tudo é tão certinho e politicamente correto como gostam de fazer parecer. Lá também existe (e muita) briga de torcidas, assassinatos de estrangeiros pelas polícias, corrupção, fila nos hospitais, racismo nazista incontrolável, arquibancada que desaba,  mau-humor (uh!), incompetência, etc, etc, etc...

A diferença, é que lá há punição. E é rigorosa.
Enfim, a soberba é típica.
Demonstrando deselegância e falta de educação,  setores da imprensa alemã bateram pesado na inauguração da Arena. Preferiram destacar os problemas como elevadores parados, banheiros sem água e gramado sem condições ("campo de plantação de batatas") a elogiar a beleza e organização da festa. Talvez tenha sido uma manobra para esconder a derrota do time deles.
Somos muito bons , sim, em muitas coisas. E isso às vezes é difícil de engolir.

....................

Para mostrar que brasileiro não tem memória curta, vamos às notícias publicadas pela Folha de São Paulo em 30 de junho de 2005, quando do teste do  moderno e vistoso Waldstadion em Frankfurt na Alemanha para a Copa das Confederações, cuja reforma consumiu 188 milhões de euros.
Problemas em inauguração de estádio, é um assunto que os alemães dominam muito bem.
É o roto querendo falar mal do esfarrapado.
Tire suas conclusões, leitor.


"Na primeira vez em que a natureza testou um estádio da Copa das Confederações --ou seja, um estádio do Mundial-2006--, o resultado foi desabonador para organizadores dos dois torneios.
... começou a chover em Frankfurt minutos antes do início de Brasil x Argentina e, antes da metade do primeiro tempo, a chuva virou temporal... quando o volume d'água aumentou, abriu-se um rombo na cobertura, pelo qual passou a vazar uma verdadeira cachoeira, quase em cima da marca de escanteio do lado direito do ataque do Brasil no primeiro tempo...para tentar acelerar a drenagem, operários recorreram à rudimentares tridentes, com os quais furavam o chão. O sistema de som do estádio pediu aos torcedores que evitassem sair de seus lugares, porque as escadarias estavam escorregadias... Tidos como sisudos, os alemães demonstraram grande senso de humor, no intervalo do jogo, quando ainda chovia a cântaros e eles colocaram no alto-falante do estádio a música "Raindrops Keep Falling on My Head". No segundo tempo, a chuva diminuiu, mas o local abaixo do rombo seguiu encharcado. A torcida foi ao delírio quando um jogador argentino foi cobrar o primeiro escanteio daquele lado. Ao conduzir a bola para a marca da cobrança, ela ficou presa na poça. Em entrevista ao final da partida, o Comitê Organizador do torneio se desculpou pelo problema, atribuído ao pouco tempo que teve para testar o estádio desde a sua reabertura --após a reforma, foi entregue somente em 31 de maio passado. A cachoeira no teto durante a final soma-se assim a outro problema verificado na Copa das Confederações, este com maior incidência: invasões de campo. Cinco partidas do torneio foram interrompidas no meio por causa da entrada de invasores, no que foi classificado como uma "vergonha" para os alemães por Franz Beckenbauer,  presidente do Comitê Organizador da Copa do ano que vem."

Alemães pagaram "mico" com o  Waldstadion em 2005.



Seriam batatas "Frankfurt" sendo colhidas?