6 de janeiro de 2013

"Ah Moleque" O grito do Guaíba

Outro dia num comentário, o leitor Nicolas Pizzolatto sugeriu abrir espaço para um pentelho comentar com a visão sonhadora e ingênua de todo juvenil.
Como ele sugeriu perguntei se estava se candidatando. Ele aceitou o desafio.
Ansioso, como todo adolescente fez um texto num I-tchó (I-phone de caxiense, que é o que ele é) e mandou por e-mail. Vazio.
Chegando em Caxias mandou de novo. Como todo guri, ele tem que praticar bastante ainda redação, senão não vai passar no ENEM. Como todo pouca prática na redação, ele troca todos os pontos por vírgulas. Me deu um trabalho danado transformar as vírgulas em pontos. Mas fiz isto por três razões:

  1. O texto é ingênuo mas tem qualidades. E tem amor pelo Imortal
  2. Achei interessante a ideia de dar voz a alguém que ainda tem pureza na alma e acredita que a humanidade tem cura.
  3. No final das contas quem vai decidir se ele fica ou sai do blog serão vocês, leitores.
Nicolas, pega o teu texto original e compara com este para ver o que eu corrigi.
Então, com vocês Nicolas.
_____

Podemos ver em todo lugar torcedores do Grêmio desde Porto Alegre, aqui em Florianópolis (onde estou até amanhã) ou até mesmo na Rússia. Destes torcedores temos uma parcela adulta e outra "parte" adolescente e até crianças. Enquanto todos os adultos se preocupam com "Nóias" sobre direção, administração, contratação e todo "ão" possível, nós adolescentes tentamos ao máximo não esquecer da essência, do motivo, o porquê de ser torcedor. O torcer para as cores da camiseta. O gritar pelo nome da equipe e não chorar por qualquer mala, "retardado" que não queira vestir a camiseta. Não me importa se quem vai vestir a camiseta que encanta nossos olhos, a camiseta que muitos sonham em vestir, é um ou é outro. Me importa que o mesmo sue, sangre,GRITE e se necessário for, chore por ela (não é o caso de alguns que hoje estão na equipe). 
Agora muitos devem estar se perguntando por que "O grito do Guaíba" se não falou nada de grito e nem do Guaíba? Simples. Por mais que em 2012 o grito tenha ficado preso na garganta, por mais que talvez em 2013 não possamos gritar, o grito não vai sumir, a chama não vai apagar e eu não sei vocês, mas eu não vou "pular da barca". Porque quando vier o grito será forte, tão forte a ponto de deixar tonto e de ressaca por mais de um mês qualquer colorado. ; "Qualé", vamos dar ao Grêmio a chance de ser Grêmio de novo. Aqueles que não conheceram e não prestigiaram o Grêmio de 83 entre outros grandes times do tricolor como eu, esperam que o Grêmio seja de novo o Grêmio de que todos falam. E eu não sei qual é, mas logo saberei. Não me importa se quem vai faze-lo é o Tuta, o Sandro Goiano o Gavilan ou se vai ser Zé Roberto, Cris ou Marcelo Moreno. Me importa ver o Grêmio campeão. Me importa poder parar na frente do Guaíba e fazer ele tremer diante do majestoso grito: "É campeão". Neste momento Gremista não será diferente de Gremista. Todos vão ter um mesmo fim: comemorar a alma lavada, a volta do IMORTAL. Então, independente de quem esteja a frente do Grêmio vamos torcer, chorar, aplaudir e apoiar para que o planeta torne-se completamente azul mais uma vez.

_____

AHHH: Como devem ter visto prometi ao Seu Algoz um texto para amanhã, mas, mesmo com o calor de desmaiar o batista que está aqui na praia que estou não pude controlar a ansiedade. Catei logo um PC e comecei a teclar. Se ficou bom vocês vão dizer. Mas, quero antes de mais nada agradecer ao Seu Algoz pela oportunidade e a quem está lendo este texto pela paciência com esse novato no blog. A propósito não vou colocar um vocabulário de gírias já que não usei muitas e acho que o texto está compreensível. Caso não entendam alguma gíria basta perguntar o significado que respondo. Afinal esse texto é só para esquentar. (Escrevi o texto ontem mas sem meu note em Florianópolis não consegui enviar ao seu Algoz, portanto envio hoje.) 
_____

PS: As devidas apresentações: Sou gaúcho de Caxias do Sul, tenho 15 anos logo 16. Minha proposta ao blog é trazer um ponto de vista jovem, otimista e descontraído. Mas se for necessário xingar será feito sim. Pretendo textos com mais gírias, mas, quero saber o ponto de vista de vocês e do seu Algoz a respeito disso. Tenho sim intenção de algum dia vestir a camisa do Grêmio como jogador, porém só o tempo concretizará ou não esse sonho. No momento estou aprovado para o terceiro ano do ensino médio. O que me atrai no futebol, apesar de parecer estranho, não é o dinheiro. É a emoção, o prazer de jogar, conhecer o mundo. Bom, acho que é isto. Não é necessário dizer mais. Começo hoje a pensar no assunto para semana que vem.