1 de fevereiro de 2013

Arena, visão e vergonha alheia

Amor à primeira vista

Foi entrar na zona de estacionamento da Arena e enxergar uma nesga do campo para o coração bater mais forte.
Foi entrar na arquibancada, numa posição a meia altura do estádio, para sentir uma paixão arrebatadora. A Arena é indescritível. Só quem já entrou nela para saber do que estou falando.
Quando a torcida começa a cantar o estádio ruge. Pulsa de uma forma quase irreal. Ensurdece quem está dentro.
A Arena é maravilhosa.
_____

Avalanche

A avalanche é um espetáculo à parte. E é única. Na histeria do incêndio de Santa Maria, que está fazendo políticos parecerem sérios por uma semana, o Secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, senhor Ilustre Desconhecido, ameaçou hoje interditar todo o estádio por causa do incidente de ontem. E falou com veemência e como se fosse alguém de respeito.
A avalanche é perigosa? É. A avalanche tem o potencial assassino de uma boate sem rotas de fuga? Só na cabeça de doentes demagogos.
O Grêmio deve então deixar as coisas como estão? Claro que não.
O acidente de ontem teve como causa o mau dimensionamento da grade de proteção. E este mau dimensionamento é indesculpável.
Uma grade mais forte resolveria o problema? Isto estudos sérios poderão dizer. Por estudos sérios, entenda-se avaliação tanto da resistência de impacto necessária para uma possível barreira quanto as consequências destes impactos sobre as pessoas que serão comprimidas mesmo por um breve momento.
Há especialistas capazes de avaliar isto. Há gente séria capaz de dizer que:
  1. Sim, a avalanche pode ser liberada desde que sejam tomadas esta, esta, esta, esta, esta e esta providência;
  2. ou, não, a avalanche em nenhuma circunstância poderá ser liberada sob pena de ocorrer isto, isto e isto.
O Grêmio pode e deve fazer este estudo.
Enquanto isto, que mande os políticos oportunistas e os jornalistas burros e idiotas calarem a boca.
Como este secretário ilustre desconhecido. Ou este Nando Gloss. Disse este misto de ET com músico fracassado: "o Grêmio alega que quer um lugar com preços populares para sua torcida. E por que um lugar com preço popular não pode ter cadeira?"
Simples, ilustre abobado da enchente. Porque em pé cabe o dobro de pessoas e o preço pode, portanto, ser reduzido.
Aliás, nunca se deve esquecer que a existência da avalanche é um pedido da torcida do Grêmio.
Na minha opinião, deveriam ser estudadas formas de preservação da avalanche. Talvez, por exemplo, diminuindo a altura dos degraus. E só permitir o acesso de pessoas maiores de idade na zona da Geral. Seria um procedimento parecido com o que se faz em esportes de maior risco, como o rafting, por exemplo, onde o praticante assina um documento declarando saber dos riscos e que os assume por conta própria.
_____

Acesso a Arena

A estupidez dos políticos gaúchos, todos eles, que tudo fizeram para garantir a Copa no remendão, fez com que nenhuma obra tenha sido feita para garantir o acesso civilizado a Arena. Chegar até foi fácil. Mas sair foi  surreal. Adivinha-se uma copa que será a Vergonha Não Alheia de todos nós.
_____




Vai longe quem pensa longe

A primeira coisa para se atingir um objetivo é acreditar que este objetivo vai ser atingido. Na terça alguns leitores do blog anunciaram que não iriam ou não veriam o jogo porque o Grêmio seria desclassificado. Eu respeito estas pessoas, mas não as invejo. É bom e aumenta e expectativa de vida ter os olhos no futuro, tentar visualizar o que de bom pode vir pela frente.
Ontem, após o jogo, o presidente Fabio Koff mostrou porque é um vencedor. Perguntado se o Grêmio contrataria mais alguém, ele falou, mais ou menos assim:
Agora o Grêmio vai atrás de novas contratações porque agora o Grêmio está, definitivamente na Libertadores. 
Mas o que mostrou o porquê dele ser um vencedor veio na frase seguinte. Disse o grande presidente:
O Grêmio agora tem garantido chegar pelo menos na final.
Ele vislumbra o Grêmio, nada mais nada menos, do que "pelo menos na final".
Vai chegar? O futuro vai dar a resposta. Mas eu já saí festejando um presidente que não pensa em vaga e que vê o time "apenas" na final de uma Libertadores.
_____

Olhos enfumaçados

O churrasco das segundas e, talvez, alguns jabás extras, faz com que toda a preocupação em trabalhar disfarçadamente para o segundo patrão vá para o ralo. A coisa é tão ridícula que chega a ser constrangedora. Eu juro que sinto vergonha por estes pobres coitados que trabalham na, antigamente séria e respeitada, imprensa esportiva gaúcha.
Só no noticiário de quarta e quinta-feira encontramos isto:
  1. Estréia do Anão é exaltada. Aplicação, categoria, desempenho tático e técnico são comemorados como se time tivesse atropelado um grande do mundo, tipo assim ... o Barcelona, ou até mesmo o Todo Poderoso Mazembe. Uma olhada mais atenta vai mostrar que empatou em 0 x 0 contra um Novo Hamburgo com 10 homens.
  2. Outra manchete: "Dunga elogia time na estreia e projeta crescimento: "Quebramos a ansiedade"".
  3. Anão da Fala Fina, famoso por derrubar técnicos e pelo caráter duvidoso virou exemplo de conduta e líder positivo do vestiário.
  4. Querem mais? "Agora o Beira-Rio é uma obra em construção", elogia a Fifa. 
Mas a mais ridícula, a mais infame, a mais patife, é a que trata do propagandeado interesse do Tottenham (um timeco inglês, diga-se de passagem) pelo fabuloso, pancreático, espetacular, menino querido, amoroso, doce, lindo e inteligente Leandro Impedidão
Primeiro foi a notícia de que havia uma proposta oficial de 63 milhões pelo elemento. Sessenta e três milhões, vocês não leram errado.
Para começar, ninguém avisa ou informa quanto está oferecendo para comprar alguma coisa. Então, a manchete com este valor, por si só é ridícula. Ignóbil.
Segundo: tivesse alguém oferecido metade deste valor para comprar este perna de pau e o negócio seria feito na hora, sem titubeio nem do Gigio Unhas de Cristal, famoso pela demora para decidir até se vai usar açúcar ou adoçante nos chás de rosas tropicais que toma após o almoço.
"Deve e vai ser vendido." Até o débil mental do Kenny Braga pensou e falou.
Aliás, qualquer sujeito que tenha QI acima de 33 sabe que, tirando o Neymar, todo jogador em atividade no Brasil seria vendido na hora se alguém oferecesse esta dinheirama.
Mas no meio da tarde veio outra manchete: "Inter eleva a pedida por Damião, Tottenham perde a janela, mas negociação poderá ser retomada".
Segundo os i$ento$ barato$ o timinho pediu  mais 2 milhões e por isto a negociação não saiu.
Aí eu não consigo evitar: hahahahahahahahahahahahaha.
Estes animais não tem vergonha na cara mesmo.
E menos vergonha tem os seus patrões em não demitir estes patifes.
_____

Mas podem ter certeza: o assunto de hoje, sexta-feira, será a Arena e a derrota dos reservas dos reservas para o São Luis.