23 de fevereiro de 2013

Barbáries, barbaridades e time

Tem dias e mesmo semanas inteiras em que fazer um post para manter o blog ativo é pior que um parto. O Arigatô, por exemplo, vez ou outra postava o calendário de jogos das semanas seguintes. Tão interessante quanto carreteiro de quiabo. Mas tinha uma função: o pessoal se encontrava aqui e mantinha as discussões andando.
Esta semana é o contrário. Tem tanto assunto pingando na área que fica até difícil saber por onde começar.
Passada a euforia pós jogo de quarta-feira, é hora de baixar o facho, manter os pés bem no chão e fazer todo o necessário para não sermos surpreendidos logo ali na frente. E isto vale para os dirigentes, para a comissão técnica, para os jogadores e principalmente para a torcida.
O Grêmio não ganhou nada além de maior respeito dos adversários, o que vai dificultar as coisas, e dar maior inveja e despeito dos moranguinhos e dos i$ento$ baratos.
Então todo cuidado é pouco.
Mas vamos a alguns assuntos que merecem comentário.
_____

A barbárie da Bolívia

A Pitica já comentou sobre a barbárie que ocorreu na Bolívia  Mesmo admitindo, o que é altamente improvável, que o episódio se deveu a inabilidade do uso do sinalizador, mesmo assim não há desculpa. O que leva infelizes a carregar morteiros para um campo de futebol? Só há uma resposta: atingir os adversários. O Corinthians não tem culpa? A instituição talvez não a tenha. Mas sabe-se da prática de diretorias de patrocinar viagens de "torcedores". E sabe-se que estes "torcedores" pagos não são exatamente exemplos de cidadãos.
Eu gostaria que o Corinthians fosse banido desta competição. Seria não apenas uma punição exemplar para os seus torcedores, mas serviria de advertência para os de todos os outros clubes. O que há pior para um torcedor do que seu time não disputar um campeonato? Nada é pior. Então, marginais de todas as cores, inclusive as nossas, pensariam dez mil vezes antes de cometer um desatino destes.
A direção corintiana fala em recorrer da pena. Se eu dela fizesse parte, aconselharia a aceitar resignadamente e agradecendo aos céus. Vai que o tribunal considere que portões fechados é pouco (e é), e decida tirar o clube da Libertadores.
_____

O churrasco se pagando

Já está ficando chato, mas eu não canso de registrar as incoerências e atitudes dos jornaleiros da aldeia. A disparidade de tratamento entre as coisas ruins ou supostamente ruins do Grêmio e as que ocorrem no time do aterro seriam constrangedoras se os elementos que as praticam tivessem ainda os genes do constrangimento na sua cadeia genética.
Qualquer trololó serve para tentarem onda para cima do Pofexô. Já o Anão Zangado manda torcedor tomar naquele lugar e causa a demissão de um assessor de imprensa por desrespeitá-lo de forma truculenta e o que sai é uma notinha quase anônima no jornal do bispo, que ninguém quase lê. O "grande" jornal do estado ignora completamente o assunto.
Mas fica aqui o registro. Mais um. Não vai servir para nada. A não ser, é claro, para eles saberem uma vez mais que leitor  e ouvinte não são otários. Que sorte destes elementos em trabalhar com patrões pusilânimes.
_____

Frase auto explicativa

E dizer que teve dirigentes do Imortal que tentaram contratar o Descis...
_____

O time do GRE-nada

Percebe-se uma grande divisão entre os gremistas. Muitos querem os titulares domingo para pulverizar de vez os morangos. Uma bela razão para escalá-los.
Outros querem os reservas porque há um histórico de lesões de craques do Grêmio devido à permissão concedida para assassinatos dos nossos jogadores por parte do Novelhaco e seus juízes torcedores. Kleber e Mario Fernandes vem à cabeça se lembrarmos do ano passado. Uma bela razão para não escalá-los.
O time precisa de entrosamento e este só se adquire jogando. Uma bela razão para escalá-los.
Estaremos apenas valorizando um campeonatinho ridículo de cartas marcadas. Uma bela razão para não escalá-los.
Pois eu oscilo entre as duas alternativas acima e entre as razões para ir com tudo ou não.
Aí penso um pouco mais e acho que nem tanto ao mar e nem tanto à terra. O Grêmio tem elenco que permita que se poupe jogadores, se dê ritmo para outros e, de lambuja, mesmo assim se ganhe do timinho.
Por exemplo:
Goleiro pode ser o Grohe, que sempre sai bem contra eles. Ou o Dida, que precisa ritmo de jogo.
Nas laterais podem jogar Tony, que foi bem nas últimas duas partidas e Alex Telles, que tem jogado de forma discreta e sem comprometer. André Santos precisa fazer pré-temporada e portanto, pode ser poupado.
Na zaga se pode por os dois titulares para melhorar o entrosamento ou Groli e Saimon. A vantagem dos dois últimos é que teríamos troco para dar em caso de violência do outro lado.
Na meia de contenção eu não arriscaria perder Fernando e Souza. Então, Adriano e Ramiro ou Gerson. Estes meninos tem bola no corpo.
Mais à frente, Bertoglio e Marco Antonio. Este não? Então Adriano, Gerson, Ramiro e Bertoglio.
E tem os Bitecos ainda. Vejam só.
E no ataque a festa: tem Marcelo Moreno, William José, Welliton e Yuri Mamute. Joga os nomes para cima e entra com os dois que forem pegos antes.

A minha escalação?

Dida

Tony, Groli, Saimon e Alex Telles

Adriano, Gerson e Ramiro

Bertoglio

Welliton e Marcelo Moreno.

E pode comprar a ceva para festejar.
_____

Post pós jogo

Amanhã viajo bem na hora do jogo. Ficarei 5 dias sem postar. A não ser é claro se o Messi desembarcar no Salgado Filho. Não farei, portanto, o post pós-jogo.
Se o Arigatô não for a Caxias, passo a bola para ele. Se for, talvez a Pitica queira mostrar se entende mesmo de futebol ou não.