20 de fevereiro de 2013

Pagando o (Huachi)pato

Chegaria quase a ser engraçado se não fosse a mesma piada dia sim outro também. Semana após semana. O Grêmio na Libertadores com um jogo dificílimo e que atrai a atenção de todo o Brasil, e o que os nossos jornaleiros destacam nos sites de esporte da terrinha? Heim? Heim? Ganha uma cocada baiana quem falou o GRE-nada. Pois é. Um joguinho pelas quartas de final de um turno do paupérrimo ruralito gaúcho se tornou mais importante do que um grande jogo da Libertadores.
Aí fico pensando: o que eles pretendem? Qual o objetivo por trás desta idiotia? E não tenho resposta. Tirar o foco do Grêmio para o jogo de hoje? Desvalorizar o segundo maior campeonato do mundo? Fazer piada?  Outra coisa demasiadamente esperta para a qual minha inteligência não atenta? Alguém aí arrisca uma resposta?
_____

Uma coisa me desagradou profundamente ontem. E foi a notícia de que o Abel Braga nunca venceu o Pofexô. Porra Abel! Vê se não vai ser hoje. Odeio estes tabus porque tabus, todos sabem, existem para serem  quebrados.
_____

Fala-se em Fernando e Welliton começando o jogo. Ao contrário da maioria, eu aceitei a explicação do Pofexô sobre a não escalação do Fernando na quinta-feira passada. Quem já teve filho, e só estes, sabem o que um filho representa para os pais. Um filho prematuro e de 7 meses não é fácil de lidar e de absorver com tranquilidade. Então, se Fernando está com a cabeça melhor, nada mais correto do que voltar ao time. Se não estiver, que fique fora para não prejudicar.

Já eu gostei do Welliton no domingo contra o Veranópolis. Me pareceu um jogador muito rápido e com boa técnica. Além disto, me parece que o Grêmio tem que passar a responsabilidade para os cariocas. Jogar bem plantado e sair com velocidade. E Welliton com Vargas podem deixar a zaga adversária sem fôlego e assustada.
_____

Secadores em desespero e gremistas bobos estão na mesma toada. Para eles uma derrota do Grêmio hoje, combinada com uma vitória do Huachipato seria o fim da linha.
Se é possível debitar aos primeiros esta ladainha por conta de um desejo doentio, aos tricolores que a endossam só resta o desprezo e o pedido para ficarem quietos afim de não aumentarem a onda.
Seis pontos de diferença parecem, e até concedo, são difíceis de buscar. Mas quem entende um pouco de futebol não pode negar o seguinte:
O Huachipato vai ser mais fácil lá no Chile do que foi em Porto Alegre. Primeiro porque o time da casa, mesmo não querendo sempre acaba saindo para o jogo. E neste caso, os espaços vão aparecer. Segundo porque o usuário do salto alto provavelmente mudará.
Se o Caracas é esta baba que todo mundo acha que é, perde as duas para o Grêmio também.
Mais três pontos contra o Fluminense já dá 9 pontos. Se forem 4 pontos contra os cariocas, ficamos com 10 e esperando o mata mata entre estes e os chilenos.
Parece que estes otários esquecem que em todas partidas os pontos ganhos por um time significam pontos não ganhos pelo oponente.
_____

Mas querem saber? Estou confiante. Acho que estes cariocas vão pagar o (Huachi)pato.