8 de março de 2013

"A criatividade é a nossa ferramenta básica"


Há dois meses, o gremista Carlos Alberto Carvalho Filho, conhecido como Beto Carvalho, assumiu um grande e delicioso desafio: a terefa de dirigir o Departamento de Marketing do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Muito bem conceituado no meio, o engenheiro civil, pós-graduado com MBA em Administração de Empresas e Mestrado em Marketing e Negócios, decidiu colocar todo o seu conhecimento e experiência à serviço do clube do coração. Após vinte anos transitando em cargos executivos de empresas nacionais e internacionais, decidiu mudar o foco e aceitou o convite do presidente Fábio Koff.
Futebol e paixão, serão a partir de agora o seu entorno profissional. Um mundo extenso a ser desbravado.
Beto Carvalho, também é consultor empresarial, palestrante nacional e autor dos livros "A Azeitona da Empada" (2007), "A Cereja do Bolo" (2009) e "Você é o cara" (2011).
Pelo curiosidade, grande interesse e questionamentos dos leitores do blog sobre as ações de marketing do clube, fomos buscar a palavra do seu diretor executivo para conhecer as suas idéias expostas na entrevista a seguir.


"Encantar o cliente é superar as suas expectativas."


Quando o senhor recebeu o convite para assumir a direção do Departamento de Marketing do Grêmio, o que imaginou para o clube?
Em marketing, como na vida, a imaginação deve ser propensa no melhor que se possa realizar. Assim projeto a minha passagem à frente do marketing do Grêmio: procurar desenvolver estratégias e ações que contemplem atender as necessidades, desejos e anseios do seu público de fãs e simpatizantes.

Quais são as linhas estratégicas do marketing gremista dentro do contexto do projeto “Avançar Juntos” do Presidente Fábio Koff?
Avançar juntos, acima de tudo, pressupõe uma sinergia entre os elementos estruturais de um clube de futebol: direção, equipe e torcida. A partir desta harmonia funcional fica mais facilitada a tarefa de construir círculos virtuosos no futebol, nas finanças e no marketing.
No atinente ao marketing, área sob a minha responsabilidade, entendo que a estratégia deva estar alicerçada sobre dois pilares fundamentais: a paixão e a recompensa.
No universo paixão, o foco deve ser na criação de valor que proporcione ativações emocionais nos públicos envolvidos, porém procurando sempre desenvolver contrapartidas racionais que gerem recompensas à paixão dedicada.

O Grêmio é um clube que possui uma torcida imensa que extrapola o Rio Grande do Sul e com grande potencial de consumo. O senhor não acha que isso poderia ser melhor explorado?
O processo de melhoria deve ser contínuo, porque contínuo e permanente também é o crescimento e a capilarização da torcida gremista. Hoje somos quase oito milhões de fãs e simpatizantes no Brasil, com viés de alta no crescimento fora do estado do Rio Grande do Sul, fator que torna ainda mais relevante a importância a ser dada na estratégia de aproveitamento mercadológico da marca Grêmio em todo o país.

Muitos torcedores reclamam que o Departamento de Marketing é lento e pouco agressivo em suas ações. O que o senhor pensa sobre isso?
São opiniões e, como tal, sempre precisam ser respeitadas. Particularmente, não concordo. Acho que as gestões anteriores na área de marketing procuraram o melhor para o clube e houve muitos resultados positivos derivados dessas ações. Obviamente, houve erros, como em todo processo produtivo, construtivo e criativo. Estou no clube há dois meses, apenas. Mas entro com muita vontade de contribuir para elaboração de produtos e serviços que possam gerar valor efetivamente percebido e usufruído pelo universo dos sócios, fãs e simpatizantes do nosso clube. Espero acertar mais do que errar.

O torcedor está ávido por novidades e novos produtos. A equipe que trabalha nesta área está consciente desse desejo do torcedor?
Inovação é matéria prima da diferenciação, seja em que segmento produtivo estivermos inseridos. No futebol, não é diferente. Estamos sempre projetando construção de valor aos nossos públicos tendo a criatividade como ferramenta básica de concepção.

Os clubes europeus exploram muito a marca vendendo uma gama enorme de produtos. O Marketing gremista está empenhado em seguir o exemplo do rico futebol europeu?
O universo de produtos e serviços que o Grêmio disponibiliza ao seus públicos e vantagens aos seus sócios, por exemplo, é muito expressivo. E a ideia é sempre ir incrementando o mix de oferta com mais opções de valor que gerem atratividade aos nossos públicos.

O senhor acompanha os blogs gremistas?
Sim, permanentemente.

E leva em conta as inúmeras sugestões dos torcedores através de comentários nesses blogs?
Certamente. Quem trabalha com marketing, sempre deve estar com os ouvidos e olhos abertos aos seus clientes. No futebol, não é diferente. Credito muita atenção e valor às ideias recebidas.

Em um post aqui no blog Imortal Tricolor, sugeri para o marketing, o lançamento de um “kit pirata” com bandana e tapa-olho, aproveitando o sucesso do Barcos que caiu nas graças do torcedor. Previ até um grande sucesso junto à gurizada. Isso é possível de se viabilizar?
Veja como são as coisas: no último jogo contra o Caracas, na Arena, distribuímos cerca de dez mil tapa-olhos do Pirata para os torcedores, além de promover a possibilidade de pinturas estilizadas nos rostos de quem assim desejasse. Acho que estamos na mesma linha, não?

Grandes jogadores = bons elementos de marketing

A direção trouxe para o clube grandes nomes como Vargas e Barcos, que desfrutam de grande empatia junto ao torcedor. O que o marketing está planejando para eles?
Não só o Barcos e o Vargas, como muitos outros grandes jogadores. Efetivamente, estamos montando um grande plantel e, logicamente, ganhando bons elementos de marketing para serem usados.

Existem muitos torcedores apaixonados pelo Grêmio e que nunca pisaram no Rio Grande do Sul, como o nosso leitor cearense Tiago Sousa Lopes. Não seria um grande lance algum patrocinador trazer mensalmente um torcedor de fora do Estado para conhecer a Arena e assistir a um jogo do time?
Fica aí uma sugestão para análise de viabilidade. Acho importante que sempre possamos pensar em idéias e sugestões que potencializem o Grêmio como marca, desencadeie paixão e fortaleça a sua imagem no cenário nacional e mundial.