12 de março de 2013

Soberba e preguiça cobram seu preço

Caracas 2 X 1 Grêmio 


Primeiro tempo: 1 x 1
Outro dia eu passei de carro por umas colonias e passei por um campo de futebol em rampa. Estes campos são bastante comuns nos grotões. O cara que joga atacando para a "riba" sofre demais. Mas com certeza sofre menos do que jogar neste potreiro que o Caracas apresentou para o jogo de hoje. Mas não tem choro. Bola no centro e olhar reto para o gol adversário.
Mas quem atacou antes foi o Caracas e Dida fez bela defesa em menos de 30 segundos. Antes do primeiro minuto completar Barcos foi segurado na área mas o juiz mandou seguir.
Aos 5 minutos Barcos começou a jogar dando um passe com açúcar para Vargas  mas o campo desarmou. Aos 7:30 minutos quase fez um golaço. Logo depois Vargas deu um canudo por cima.
O time venezuelano deu 3 chutes com certo perigo até os 10 minutos e depois passou a ser dominado.
Aos 17 minutos Barcos dominou no peito como só os grandes jogadores fazem. Cruzou. A bola sobrou para André Santos do outro lado que cruzou de novo para Elano marcar de cabeça. Um belo gol.
O Grêmio controlava o jogo e Vargas, cansado de apanhar deu um safanão num adversário e levou o amarelo. Claro que o i$ento que comenta arbitragem na rbs achou pouco. O time deu uma parada e Elano também levou o amarelo.
Aos 47 minutos o castigo para a moleza dos últimos 15 minutos. Uma falta inventada. Um rebote e um chute de fora da área. Dida não pegou.
Um primeiro tempo que poderia ser 2 x 0 terminou empatado. 

Segundo tempo: 1 x 0
O segundo tempo começou xoxo com o Caracas chutando de longe. Aos 5 minutos Vargas deu um doce para o André Santos mandar longe do gol.
Aos 6 minutos Zé Roberto quase fez.
O Grêmio voltou muito recuado e ficou especulando o contra-ataque. E também continuou apanhando sob a complacência do cucaracha boliviano.
Jogava mal mas aos 17 minutos Vargas entrou livre e podia deixar Barcos na cara do gol, mas errou o passe. Um gol feito desperdiçado. A jogada parece que acordou o time e aos 19 Barcos quase fez de cabeça.
Aos 21 minutos o castigo para a falta de vontade do segundo-tempo. A defesa deixou entrar fácil, Cris olhou bem de pertinho o jogador empurrar para dentro.
No desespero Barcos se jogou na área, Welliton se enroscou sozinho e William José, que também havia entrado, não dominou uma bola na marca do pênalti.
O Grêmio perdia mas não conseguia nem por pressão. E assim o jogo foi se escoando.
......
Está no sangue e no DNA. O Grêmio sempre complica jogo fácil. E muitas vezes perde pontos importantes. Como hoje. Três pontos fáceis viraram zero. E de quebra ressuscitaram um morto. Ainda bem que não foi o Chávez.
Um primeiro tempo de pelo menos 2 x 0 virou 1 x 1. 
A volta para o segundo tempo mostrou um time preguiçoso, presunçoso talvez. Falei em salto alto em post pré-jogo mas me enganei. Um erro pode sim ser repetido mesmo por jogadores calejados e cascudos.
Agora não tem jeito. Vão ter que correr o dobro porque a classificação terá de ser na Arena contra o Fluminense. Um castigo merecido para quem achou que ganharia como e quando quisesse.

_____
Como jogaram
Dida: Pegou algumas bolas boas no início do jogo. Continua não saindo do gol.
Pará: Uma bela atuação no primeiro tempo. Falhou no início da jogada do segundo gol.
Cris:
Deu uma cotovelada desnecessária. Olhou o segundo gol bem de pertinho. Muito mal.
Werley:.No primeiro tempo não apareceu. No segundo apareceu para ver o gol do Caracas.
André Santos: Fez a cruzada para o primeiro gol.
Fernando: Bem.
Souza: Discreto. Ficou mais preso cuidando do ataque do Caracas.
Elano:Muito bem no primeiro tempo. Fez o primeiro gol. 
Zé Roberto: Apanhou um pouco do campo, mas foi bem.
Vargas: É craque mas parece que perdeu a vontade no segundo tempo.
Barcos: Eu não sei o que se passou na cabeça dos caras do Palmeiras para vender este jogador. Joga muito. Foi o único que lutou o tempo inteiro. Cansou por conta disto.
.....

Welliton (Fernando): Não dominou uma bola.
Marcantonho (Elano): Não suou nem a bunda. Desaparecido como sempre.
William José (Vargas): Não dominou uma bola.

Pofexô: Se mandou recuar no segundo tempo falhou. Se não mandou, não soube reverter. Falhou da mesma forma. E mesmo perdendo achou lugar de novo para o Marcantonho. Aí tem.

_____
Juiz boliviano: Deu licença para o Caracas bater de monte. E só dava falta para um lado. Inventou a falta do gol de empate.