9 de abril de 2013

Carta ao jogador Marco Antônio


Prezado Marco Antônio

A vida é dura! Uma dureza quando temos que quebrar paradigmas e provar coisas para as pessoas. Não é fácil ter que matar um leão por dia e, no final, ainda ter que carregá-lo nas costas. Mas não tem jeito... É assim mesmo e sempre será. Até o dia em que desistamos de lutar ou em que nos dermos por satisfeitos e com o sentimento do dever cumprido.
Gostei de ti nos dois últimos jogos, guri. Mostraste que és um homem de brios e pronto para aceitar a peleja. Amarelar? Jamais...
Acho que passaste no teste. Falta pouco, muito pouco para darmos um passo à frente. E lá estás tu, no meio dos escolhidos para essa gigantesca e memorável tarefa. Que orgulho, hein?
Vestir a camiseta do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é coisa séria. Não sei se tens a idéia real de tamanho significado. Aqui no Rio Grande do Sul, a Instituição Grêmio é um dos pilares da nossa sociedade.
Quantas vezes sonhaste em atuar em um time grande quando eras mal saído das fraldas e, depois de um dia exaustivo, deitavas na tua caminha de menino pensando nos ídolos que gostarias de encarnar? Puxa vida, chegaste lá! Quantos já realizaram tamanha façanha? Só por fazeres parte deste elenco, já és um vencedor e um bravo. E que pelo que me consta, até aqui, tens sido um profissional exemplar. Eu aprecio muito isso. Uma pessoa cumpridora de seus deveres e responsável é o que o futebol moderno exige. Não há mais espaço para estripulias e vagabundagem. Sim, mas e o futebol, dirão alguns. Eu respondo: Marco Antônio não é craque, mas também não é de se jogar fora. Eu o respeito como profissional.
Quarta-feira será o teu dia, tenho certeza! A Arena estará lotada (ingressos esgotados). Explodindo de gremistas felizes, nervosos e apaixonados ansiando pela vitória. Que tal, ser um dos protagonistas desta festa? Tu vais jogar como nunca, pois será o jogo da tua vida. Esqueça a timidez, as vaias e broncas da torcida e o pouco caso com o teu futebol. Esqueça se está fora da tua posição original onde rendes melhor. Jogue com garra, vontade e lampejos de criatividade. Vá para cima deles sem pena de massacrar. Movimente-se muito, muito e muito! Isso nas batalhas é imprescindível e necessário.

Marco Antônio, a vida é um desafio e às vezes isso a torna mais gostosa. 
No jogo da tua vida que será amanhã, tu vais lançar, driblar, chutar e até marcar o gol que vai fazer explodir o grito da alma tricolor. Incomoda-me um tanto as críticas diárias ao profissional Marco Antônio. Não concordo com o massacre diário e intermitente. Acho que algumas vezes elas passam do ponto. Mas tu sabes, a história aquela de um leão por dia e tal... No futebol é assim: todos cobramos resultados imediatos porque é muito chato esperar pelo amanhã. Também não condeno a torcida, pois cada um tem sua filosofia para acompanhar o futebol. E o pessoal, com razão, está cansado e só pensa em vitórias.
Não tem jeito, a vida é dura!
Mas amanhã é o teu dia, tenho certeza. O gran finale. Eu no teu lugar não deixaria por menos.
Jogues por ti, pela tua família, pelas vaias, pelos nossos doze anos sem um grande título e por tudo mais que achares que vale a pena. Não sei dizer sobre os outros sete milhões, novecentos e noventa e nove mil torcedores gremistas, mas eu estou contigo nesta jornada e não abro. E nem me importo de ser uma das poucas vozes isoladas.

Vai nessa, guri! Com força e vontade porque o leão de amanhã é bem forte e pesado.  


Foto: Jefferson Bernardes