17 de abril de 2013

Daniel Matador: Dia de treinamento

Caros

É uma nhaca ter que desperdiçarmos nosso tempo com assuntos que fogem às quatro linhas. Em um blog onde o Grêmio e o futebol são os pilares de sustentação, ter que ficar apagando incêndio de guri mijão com iniciais de privada é dose. Construção de estádios, marketing futebolístico e até ações sociais fazem parte do mundo da bola, assim como as matérias jornalísticas sérias (raras, por sinal). Mas situações como as que temos presenciado nos últimos tempos aqui na Província de São Pedro são surreais. Toda a torcida tricolor já está a par e nem vou estender o assunto, pois está superado e não vale a pena. Como bem twittou o Arigatô, “pelear contra boatos é uma luta inglória”. E outro tweet fantástico dele: “gremistas do mundo, trabalhai em silêncio”!
Largando de mão esse pessoalzinho aí, e considerando que amanhã temos a partida mais importante do ano até então, penso ser este o tema para o qual a torcida deve envidar seus esforços. É este jogo que precisa de nossa força, nosso grito e nosso pensamento positivo. Sem neurolinguística furada, mas sim como tantas outras vezes a nação gremista já ensinou a fazer. Acreditar e torcer, pois um resultado favorável no Chile pode produzir muito mais do que apenas a classificação para a próxima fase da Libertadores. Pode injetar um ânimo novo no grupo, justificar novos reforços, fornecer o que talvez esteja faltando para o time começar a engrenar.

Hoje tem treinamento fechado no Chile. Tática para não descobrirem o que o Grêmio está tramando para o jogo. Fórmula que o Pofexô utiliza há muitos anos, que pode ou não surtir algum efeito. Ninguém discute os méritos e as conquistas que ele já teve no futebol. Muitos jogadores já salientaram que cresceram tecnicamente sob seu comando. O que demonstra que, apesar de posturas discutíveis e atividades não muito ortodoxas, o pofexô possui estofo para treinar um grupo de futebol. Se por algum motivo se perdeu no meio do caminho, que dê um jeito de achar-se novamente. Que esqueça suas atividades extra-campo e seus devaneios em outros temas que não unicamente o time e sua forma de jogar.

Em 2002 o excelente diretor de ação Antoine Fuqua fez o único filme em que a atuação de Denzel Washington, um ator de médias qualidades, sobressaiu-se de forma soberba. Interpretando um veterano policial corrupto, ele passa um dia inteiro ensinando ao policial novato interpretado por Ethan Hawke como um agente da divisão de narcóticos deveria atuar nas ruas. Apesar de possuir todos os recursos de um bom policial, o tempo e sua conduta fizeram com que ele se desviasse do correto caminho a ser seguido por um homem da lei. Cabe ao jovem policial saber filtrar aquilo que é pernicioso do que pode ser efetivamente utilizado em sua trajetória de forma legal.

Se o pofexô souber canalizar seus conhecimentos técnicos para a formatação da equipe que irá enfrentar o time chileno, grandes são as chances de não só sairmos de lá classificados, mas também de termos uma atuação convincente. Os próprios jogadores, caso tenham condições de assimilar aquilo que será necessário para a partida, certamente terão condições de apresentar uma postura digna de atletas que vestem o manto tricolor. Somente a conjunção destes fatores, aliada ao foco no embate de amanhã, fará com que tenhamos sucesso na empreitada. O treinamento do grupo deve embasar-se nisso, atendo-se no que for preciso para a classificação, deixando de lado quaisquer outros fatores que possam interferir no jogo. Os atletas devem estar cientes de que o que estão fazendo neste momento irá refletir no campo, podendo significar todo o sucesso do restante do ano.

É dia de treinamento no Chile. Treino é jogo. Jogo é guerra.

Saudações Imortais
P. S.: depois de inúmeros pedidos, acabei finalmente cedendo e criei uma conta no Twitter. Para quem não tiver mais nada pra fazer, pode seguir o @DANIELMATADOR9