23 de abril de 2013

Força, velocidade e ousadia: bons ingredientes


Achar que o desempenho do time do Grêmio está preocupante não quer dizer que se tenha perdido a fé em bons resultados. Todo mundo sabe o que está faltando à equipe: um articulador rápido e certeiro que se junte ao Zé Roberto (Elano) para furar as retrancas dos adversários. Os times se armam com super-retrancas para enfrentar o Grêmio e , infelizmente, não estamos encontrando soluções para vencê-las.
A equipe se mostra engessada e, assim, as jogadas não fluem com naturalidade. É a tal de “mecânica de jogo” que está faltando. Não existem surpresa e criatividade, aspectos fundamentais para surpreender o adversário. Velocidade também é um ingrediente muito interessante para colocar o inimigo na roda. Mas essa é outra característica que está faltando aos nossos jogadores.Futebol burocrático e previsível é o que vemos atualmente na equipe. Assim fica bastante difícil de a equipe deslanchar!
Só vejo uma solução para tentar reverter esse quadro pouco alentador na falta de Zé Roberto: Guilherme Biteco no meio-campo ao lado de Elano . O menino tem muita força e velocidade. Já deu mostras de que seus arranques podem ser mortíferos . Quando ele pega a bola, imprime um ritmo muito mais veloz à equipe e não são raras as vezes em que, sob seus pés, os ataques resultem em jogadas bastante perigosas ao gol adversário. Ele está prontíssimo para ocupar um lugar na equipe, pois tem demonstrado personalidade e vontade de vencer.
Acho que já está na hora de o Pofexô se decidir: ou ousa investindo nos meninos da base ou o nosso futuro é uma grande incógnita, assumindo contornos de fracasso. O que sabemos , com certeza, é de que do jeito que está não dá para continuar.Mas ainda não entrei na fase da reza. Acho que temos alguns cartuchos para queimar antes do desespero completo.
Apesar de as atuações do time estarem deixando a desejar, eu ainda acredito em uma correção de rumo. Matéria-prima qualificada nós temos. O que está faltando é lubrificar a máquina e ajustar o conjunto.
Ninguém é campeão de nada sem ousadia e perspicácia. E o medo é inimigo mortal do sucesso!

Guilherme Biteco pode ser o diferencial que falta à equipe.