25 de maio de 2013

Minuzzi: Inverteu a rota

Amigos do blog

Ai vai um post 98% negativo, com uma mensagem positiva...

Diria o livro O Segredo: "O que der ao universo, ele conspirará para te dar de volta". Podia parar por aqui, e estaria pronta a minha contribuição. Essa troca de energia é tão forte, que eu passei uma semana pensando sobre o Grêmio.... Relembrando fatos e pensando que eu tinha que falar alguma coisa no blog. O universo conspirou e tomei uma "chamada" do seu Algoz, fazendo com que tomasse jeito e colocasse nesse teclado horrivel do iPad minhas ideias.
Desanimei! Fiquei na fossa depois daquele jogo. Nem brabo eu consegui ficar. Fiquei tão descornado que nem nos comentários do blog eu tive vontade de escrever. Li tudo, cada post, cada notícia dos isentos, cada chute sobre a queda do Pofexô. Segunda vez que ele iria ser demitido. E publicam como uma certeza.... Eu como torcedor posso meter a boca e dizer pro cara ir embora! Agora quem tem que dar informação tem que dar informação!
Desabafo feito, fiquei mal essa semana. Por mim, pelo meu filho principalmente, pois eu não estava com ele e quando acabou o jogo me ligou chorando de novo! Defendendo um dos ídolos dele com unhas e dentes entre soluços: " Papai! O Vargas não teve culpa! " E depois falando com a vergonha que todos nós sentíamos: "perdemos pra esse time HORROROSO!".
Lembrei ele do dia que fomos conhecer o Kleber e assistir um treino do Grêmio. Era um treino que simulava uma situação de ataque. Os laterais recebiam a bola SOZINHOS na linha de fundo, SEM MARCAÇÃO. Eles deveriam cruzar para 2 ATACANTES na área, que brigavam contra 1 ZAGUEIRO. Depois foram 3 atacantes contra 2 zagueiros. Eu fiquei tão impressionado, que comecei a contar na metade do treino os cruzamentos.
Contei 50. E foram miseros 3 na cabeça de um atacante. E foi 1 misero gol.
Que, pasmem, foi aplaudido por todos jogadores e comissão técnica, como se fosse algo incrível. 1 em 50. Sem marcação.
Nesse mesmo treino, nos rebotes, Vargas chutou 3 bolas por cima do alambrado do campo suplementar. De dentro da área. O atacante do meu time. E NINGUÉM da comissão técnica falou nada. O Pofexô não corrigiu NADA! Só falava com o Pará. Barcos não tocou na bola num treino de situação ofensiva. Uma hora treinando ataque e o matador do time não tocou na bola. Era melhor ter ficado chutando a gol sozinho.
Falei pro meu filho nesse dia do treino que aquilo era muuuuito ruim pro time. Treinar daquele jeito me mostrou um time pequeno, sem ambição de acertar. Questionei alguns profissionais do Grêmio sobre o treino e ouvi que na hora do jogo eles não erram daquele jeito.
Lembrei meu filho no telefone enquanto defendia o Vargas : "ele não tem culpa pelo erro, filho. Quantas bolas importantes o papai já não errou no vôlei  Mas ele tem culpa pelo jeito que ele treinou, tu lembra? Ele meteu 3 na lua. E hoje, a bola sobrou no pé dele..." Meu filho lembrou e aceitou.
Eu escrevi as outras vezes no blog sobre o time não ter uma IDENTIDADE vencedora. Não ter o sobrenome COPEIRO.... que perdia oportunidades de se FORTALECER. Que deveria primeiro ARRUMAR a casa. Que eu via a unica chance do Grêmio jogar contra time forte, porque contra os FRACOS o time não conseguia se impor. Que o time era o que vivia dia a dia. Se aquela maneira que treinaram foi o normal do time está explicado porque falta tudo isso....
Voltando ao meu primeiro paragrafo : "O que der ao universo, ele conspirará para te dar de volta". Será que o universo ferrou com todos gremistas porque eu escrevi aquilo? Claro que não. Mas porque o Grêmio viveu assim. O Grêmio não viveu a Libertadores. Viveu a Libertadores, a Arena que não era nossa, o gramado, o contrato, a geral, a brigada, a avalanche, os bombeiros, o Marcelo Moreno, os carteiraços na escalação, a OAS, os isentos, o Acheopato, o Caracas, a altitude, o Cruzeiro, o São Luiz, o Juventude, a arbitragem, o Cris, o pojeto, o Cris de novo, a brigada de novo, a conmebol, os caras da policia de Santa Catarina que o Pofexo viu rindo no jogo. Meu Deus!
Foi tanta coisa negativa , que o universo foi bonzinho no que ele nos mandou de volta.
Agora, amigos, releiam a lista acima novamente. Quais desses problemas teremos para o Brasileiro? É por isto que o Koff arrumou tempo para se dedicar ao time... para ir aos treinos....
Começamos a ARRUMAR a casa. Que agora, ali no alambrado, nosso presidente faça o time ter uma IDENTIDADE. Para termos um dia a dia vencedor e nos FORTALECER cada vez mais.
Otimismo! A rota está no caminho inverso.... e acredito, no caminho das vitórias....

Abraço do Minuzzi