6 de maio de 2013

iCento!: Qualidade para dar e vender

E ainda há mal intencionados que falam mal da imprensa esportiva gaúcha. Vou revelar neste blog (que tem pouca repercussão e não vai prejudicar a ação responsável dessa classe de primeira) um fato ocorrido ontem na final do Gauchão. Poucos sabem disso, porque a imprensa que cumpre as suas obrigações soube negar divulgação a atitude tão lamentável. Houve uma briga ontem durante o intervalo do jogo do Campeão de Tudo. Ainda se está apurando, mas tudo indica que havia torcedores da Geral do Grêmio infiltrados, para provocar tumulto e tentar prejudicar o Time da Copa. Mas não é sobre isso que eu quero falar. O que importa é que os profissionais do jornalismo não deram relevância ao fato. Com isso, os arruaceiros tricolores ficaram sem aquilo que mais querem: publicidade. Na minha opinião, seria até bom que saísse algo, porque, possivelmente, a Arena seria interditada por mais alguns jogos e esses baderneiros iriam levar um tiro pela culatra, para aprenderem que não devem se meter em assuntos do clube mais amado do Rio Grande.

-x-x-x-

Uma minoria da imprensa gaúcha viu erro do árbitro Márcio Chagas da Silva no jogo de ontem. Jogo, aliás, no qual o anfitrião da Copa do Mundo Fifa sagrou-se duplamente campeão. Claro que é uma manobra para desvalorizar o grande título conquistado pelo Colorado. Quero registrar, contudo, que a classe tem pessoas com o gabarito de um Maurício Saraiva, que vê tudo e vê bem. Eu, às vezes, me emociono com a nossa qualidade. Viva a imprensa esportiva gaúcha!

O reconhecimento do acerto veio a galope: Márcio Chagas da Silva foi consagrado nesta noite o melhor árbitro do Campeonato Gaúcho. Isso não é pouca coisa, tratando-se de um campeonato importante no calendário do futebol mundial.

-x-x-x-

Para concluir, um reconhecimento à qualidade do nosso jornalismo.
Indico alguns textos para leitura, publicados muito recentemente. Estes são dignos de serem lidos em cursos de jornalismo.
Que qualidade! Que profundidade! E que imparcialidade!

1) Jornalismo baseado em fatos: "Inter segue mandando no Gauchão". (21/04)
2) Jornalismo investigativo: "Gremista pesquisa e perde esperança". (22/04)
3) Jornalismo psicológico: "Falta comando moral no vestiário gremista". (23/04)
4) Jornalismo econômico: "Luxemburgo se dá mal com a escassez". (24/04)
5) Jornalismo informativo: "Grêmio quer pagar pelo que já foi seu". (25/04)
6) Jornalismo de alta voltagem: "Grêmio escapou de levar um choque no Gre-nal". (28/04)