9 de maio de 2013

Um segredo para Luxemburgo


Ilmo. Sr. Pofexô,
Foi um sustaço na quarta-feira da semana passada, né?
Pois é, pois é... Sabíamos que seria dureza, mas também não precisava ser tanto. Lá pelas tantas, cheguei a temer pelo pior. E só continuei acreditando agarrada na minha fé, porque a nossa Piratinha Gabriéli estava lá ao vivo. E uma vencedora como a nossa linda Piratinha, só pode ser pé-quente. Não podia dar outra... Sua estréia na fabulosa Arena tinha de ser gloriosa e com uma vitória daquelas de arrepiar. Daquelas vitórias típicas do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, conhecido por Imortal Tricolor.
Mas rapaz, aposto que o senhor tremeu na base! Até imagino o nervosismo no confortável camarote. Não é para menos. Mas sabe, Pofe, estou começando a desconfiar de uma coisa: acho que até hoje, desde que o senhor chegou a Porto Alegre, ninguém lembrou de lhe falar sobre o segredo. Sim, nós gremistas temos um segredo. Todos os torcedores e cidadãos gaúchos sabem uma coisa que quase ninguém mais sabe. Mas quer saber? Danem-se, vou lhe contar. Alguém teria de fazer isso, mais cedo ou mais tarde. E essa pessoa serei eu.

Aguenta o rojão, por que lá vai: o Grêmio, esse clube que lhe confiou o prestigioso cargo de treinador para sua equipe de futebol, tem uma mania e uma tradição muito forte. E quem se atreve a não seguir essa tradição tem uma grande chance de fracassar no cargo. Sei que o senhor adora trabalhar com jogadores de nome , renome e sobrenome. Também, quem não gostaria, né? Fica muito mais fácil de alcançar sucesso. Até dá para entender o seu lado. Só que no Imortal Tricolor não é assim que funciona. Aqui , tudo foge à lógica normal. Aqui o curso do rio é diferente. Se a pessoa não for esperta e muito atenta, nunca perceberá. Não tente aplicar aqui o que deu certo em outros lugares. Fazer o quê? É diferente, e pronto!
Aí é que vem o segredo. Aqui no Grêmio, a mania e a tradição do clube é usar meninos prata da casa para alcançar títulos. Os maiores títulos. Sempre foi assim e sempre será. Não tem jeito. Outros já tentaram contrariar a tradição e não obtiveram sucesso. Aliás, só perderam tempo apesar de ganharam dinheiro. Pois então, queria lhe contar que os maiores títulos da nossa história, foram com elencos que continham meninos imberbes, que foram alçados das categorias de base para a equipe principal. Assim, como num passe de mágica. Ou num estalar de dedos, se preferir. Não sei lhe explicar cientificamente como isso pode ser possível, mas acho que a gurizada daqui amadurece mais cedo. Sei lá, talvez seja a água quente do chimarrão... O fato é, que é assim e pronto!!!

Só sei lhe dizer que querer reinventar a roda aqui  por esses pagos, definitivamente não funciona.
Nós aqui, não tememos colocar a gurizada. Estamos muito acostumados com isso e já tivemos inúmeras provas de que  pode dar muito certo. E se não dá, o mínimo que conseguimos é mandá-los adiante por um balaio de euros. Até achamos graça quando alguém questiona e não acredita nos nossos meninos.  Já tivemos muitos guris criados aqui no quintal de casa,  que alcançaram os píncaros da glória. Teve um até, muito ingrato por sinal, que já foi melhor do mundo em diversas oportunidades. Então, gostaria que agora que o senhor descobriu o nosso segredo,  refletisse um pouco e aceitasse a sugestão: Biteco, Lucas Coelho, Marcelo Grohe, Fernando,etc, podem não parecer, mas talvez sejam o diferencial de que precisamos. Assim como foram Danrlei, Paulo Roberto, Renato Portaluppi, Paulo César Magalhães, Roger, ÉmersonCarlos Miguel e muitos outros.
O segredo é  a base, Pofexô! É a base!
Aliás, só para que o senhor não esqueça: em duas oportunidades, Marcelo Grohe e Fernando, pratas da casa, já salvaram a sua pele.

No Grêmio, utilizar os guris da base faz parte da rotina e da história.