10 de junho de 2013

Bolo com massa abatumada, não dá!

Para acertar a receita do bolo é preciso sabedoria.

Ontem não me surpreendeu a maneira horrorosa como o Grêmio jogou em Minas Gerais. Pofexô reeditou a formação anterior com Zé Roberto e Elano no meio-campo. Então, eu mais ou menos já sabia como seria desenhado o jogo. E nem me surpreendi ao final . E nem fiquei tão irritada como das outras vezes. Sabem por quê? Eu já estava preparada para a má jornada do time graças a volta da escalação da “lentidão”. Aos cinco minutos do primeiro tempo mandei uma mensagem para seu Algoz: “time leeeennnnnnto”.
Repetiu-se ontem “Tudo como dantes, no quartel d’Abrantes”, como já havia escrito aqui outro dia. Com essa formação, já se sabe o que esperar... Mas a questão é: será que só eu vejo que com Biteco no time(ou outro jogador qualquer que tenha velocidade na meia cancha), a postura em campo muda completamente? Para mim isso é tão claro, tão nítido, que fico pasma que o treinador não enxergue a mesma coisa! Será que na minha TV passa jogo de um outro Grêmio
Depois, lendo e liberando as dezenas de comentários aqui no blog após a derrota , teve um que chamou especialmente minha atenção. Escreveu o leitor Henrique Martins de maneira clara e definitiva :

“A verdade é uma só:
ESTE TIME TEM MAIS NOME DO QUE FUTEBOL.
NÃO DEU LIGA.
O conjunto da obra não vai funcionar... “


É isso!!!! Essa é a questão!
Está muito claro que este time não deu liga. Isto é, as peças não estão se encaixando e se complementando. A massa do bolo está abatumada. A receita está difícil de ser acertada. A cada rodada, vemos que não existe avanço e o filme se repete da mesma maneira. Se as peças não se encaixam, deve-se procurar aquela que consiga fazê-lo. Não sei por que Luxemburgo insiste tanto com Elano. Que eu saiba, ele estava no banco do Santos quando foi contratado pelo Grêmio. Será que lá no Santos eles desperdiçariam um talento fulgurante após a conquistas de tantos títulos? Ou chegaram à conclusão de que a fase já não era tão boa e o jogador apresentava declínio? Se não servia para o Santos porque deveria servir para o Grêmio? E não acho que seu problema seja cansaço. Logo no início do jogo, ele JÁ estava lento. Portanto, ESSE é o seu estilo de jogo. E isso não será mudado. Nada contra o profissional, que respeito muito. Mas ele deu azar de que não é esse tipo de futebol que o Imortal Tricolor precisa neste momento para “dar liga”. A equipe precisa da energia que teve no primeiro tempo do jogo com o Vitória. Então, acho que Elano no banco está de muito bom tamanho porque ele não pode nos dar esse ingrediente de que precisamos. Ou seja, se o treinador continuar insistindo com essa formação lenta, enfadonha e sem força, debito a responsabilidade exclusivamente na sua conta. Ou mudam-se os ingredientes, ou muda-se o mestre cuca. Porque bolo com massa abatumada, não dá!!!!!