8 de julho de 2013

O dia em que Luciano Périco morreu

As gentes nas ruas pedindo saúde, educação, transporte, menos corrupção, seriedade no trato das coisas públicas e os políticos se lixando para os pedidos. É jatinho para cá, jatinho para lá. Uma festa. Quando, e se, pegos com a boca no botija, dizem que devolverão o valor equivalente ao preço da passagem em avião de carreira. Como se o custo fosse este mesmo.
Mas sim, o que isto tem a ver com o blog? Simples. A vergonha pública não está só em Brasília. Está em todos os lugares e instituições.
A liberação próxima do potreiro do Novo Hamburgo para jogos do timinho no nacional, por exemplo. Um escárnio. Maior escárnio ainda porque será assinada pelos mesmos elementos que relutaram meses para liberar a Arena por "falta de segurança".

Uma rápida olhada no que diz o Regulamento Geral das Competições da CBF mostra o seguinte:

Art. 5º - Compete à DCO (Diretoria de competições da CBF): 
8) Exigir a apresentação dos laudos técnicos e relatórios de inspeção dos estádios que sediarão as competições;

Art. 6º - Compete às federações estaduais: 
10) Encaminhar à DCO, em prazo não inferior à 30 dias do início das competições, os Laudos Técnicos dos Estádios, exigidos por lei. 

Art. 7º - Compete ao clube que tiver mando de campo: 
12) Encaminhar às suas federações, em prazo não inferior à 45 dias do início das competições os Laudos Técnicos do Estádio em que for atuar como mandante, na competição, observado o item 10 do artigo 6º do presente RGC.

Art. 14 - Quaisquer competições somente poderão ser realizadas em estádios devidamente aprovados pelas autoridades competentes, conforme estabelecem as leis e normas em vigor e o presente RGC.
§ 1º - Os estádios deverão atender às exigências da Lei 10.671/03, do Decreto nº 6.795/09, da Presidência da República e da Portaria 238/10 do Ministério do Esporte.
 § 2º - Cada estádio deverá ser inspecionado até 60 dias antes do início das competições, pela federação local, cujo relatório de inspeção deverá ser encaminhado à DCO, observado o item 2 do artigo 6º do presente RGC.

Art. 15 - Não será permitida a instalação de arquibancadas provisórias nos estádios, exceto quando projetadas e executadas em rigoroso atendimento aos padrões técnicos exigidos pela legislação e normas de engenharia.
 § 1º - As arquibancadas provisórias deverão necessariamente ser objeto dos Laudos Técnicos de Estádios exigidos pela Lei 10.671/03 e pela portaria 238/10 do Ministério do Esporte. 
 § 2º - A instalação provisória deverá estar disponível para inspeção até 30 dias antes da data prevista para sua utilização, de modo a permitir que seja avaliada pelas autoridades competentes e então emitidos os laudos técnicos correspondentes, os quais deverão ser recebidos pela DCO até 15 dias antes da data prevista para a utilização do estádio.

Aí a gente vai olhar o "estádio" e se encontra isto:



Ou com mais detalhes:



Será que isto aí atendo os requisitos da CBF? Seria por acaso o que se vê nas fotos uma arquibancada definitiva?
Então, dá para jogar ali? Eu, sendo simpático, posso dizer que até dá. Tu podes dizer, com boa vontade, que... vá lá... é aceitável. Mas e o comandante dos bombeiros que manteve a Arena interditada por meses pode dizer o mesmo?
Dependendo do que disser, poderemos ter certeza definitiva de que a vergonha e o pudor sumiram da vida pública.
.....

Lucianinho

No sábado Luciano Périco trocou alguns twitters sobre o assunto.

Questionado sobre as condições do "estádio" escreveu:



Então, quando disseram que ele teria problemas com a estrutura das arquibancadas, deu a solução:

Sei não, mas até o pavilhão pode ser um risco para o Lucianinho. Eu se fosse ele pediria adicional de periculosidade. E só entrevistaria fora do estádio. De preferência naquela rua de R$ 180 mil que será aberta pela prefeitura só para encurtar em 8 minutos o trajeto do glorioso time do aterro.
_____

Enquanto isto ...

iCento! acertou na mosca. Dunga, o anão zangado, questionado por mais uma demonstração de carinho para com os jornalistas que não seguem a cartilha dele e da turma do churrasco das segundas, falou candidamente:

"Eu estava brincando".

Então tá. Fica tudo bem e tudo como dantes.