12 de julho de 2013

Quem quer matar a charada?

    

Quem és tu, Cansado? Não, não revele. Vamos manter a magia.
                                            
Esses últimos dias sem o Grêmio em campo, andam arrastados e sem graça. Mas
hoje estou particularmente entusiasmada. É porque adoro charadas. Aquela aura enigmática de mistério e suspense das charadas traz a  sensação semelhante ao momento em que o juiz apita o início de uma partida de futebol. Você ali na frente da TV ou no estádio, com toda a expectativa e a adrenalina à flor da pele ansiando pelo desenrolar do jogo. Como se comportará o seu time nos noventa minutos?  Parafraseando um conhecido colunista, só o tempo dirá...

Mas alguém já disse que mulher é bicho esquisito e que também tem sexto sentido.
Uma das coisas boas e divertidas dos comentários no blog, é que a gente vai aprendendo a elaborar mentalmente o perfil dos leitores. Ao longo do tempo, sabe-se quase com exatidão como determinado leitor reagirá diante de um texto ou tema abordado. Nessas artimanhas de analisar e apreciar os conteúdos das manifestações do torcedor, tem um leitor que tem despertado minha atenção e curiosidade: “nosso amigo” Cansado.

Não sei como e nem porquê, mas acho que aí tem um algo mais. Foi assim então, que lhe enderecei a seguinte indagação:

- Não sei porque, Cansado. Mas sempre tenho a sensação de que tu és algum graúdo e conhecido do Grêmio. Será instinto feminino?

Então seguiu-se o seguinte colóquio:

Cansado:

-Achei interessante a tua frase Pitica. Fale mais a respeito, gostaria de ler o que se passou na tua mente a esse respeito. 

Pitica Grêmio:

- Não sei dizer exatamente. Mas algo me diz que aí tem. Tu és conciliador, equilibrado, ponderado, bem-humorado e demonstra uma tranquilidade de quem já esteve na área e conhece o ambiente. Sem esquecer a grande educação e cavalheirismo. Talvez eu esteja enganada, mas meu sexto sentido é bem aguçado. Gosto de desvendar as entrelinhas. Saudações tricolores.

 Cansado :

- Obrigado pelas palavras, me senti lisonjeado. E sobre teu sexto sentido, parabéns, está BEM aguçado mesmo. Bem, apenas vou reiterar o que já insinuei em várias ocasiões: sou MUITO velho, talvez daí venha um pouco da minha fidalguia e serenidade. Eu já confessei aqui várias vezes que, além de ter visto Fredenreich em campo, "toquei a fímbria da túnica do Imortal Eurico Lara", como já disse, parafraseando as Sagradas Escrituras. Sim, eu estive com Lara, o eterno. O velho ditado ensina que "o Diabo é sábio porque é velho, não porque é o Diabo". Façam as contas e surpreendam-se com a minha idade. Chega de pistas. :)

____________

Que maravilha! Que espetáculo!
Eu já tenho um palpite. Não sei se é delírio ou fantasia, mas seria capaz de apostar que o nosso personagem misterioso seria o Dr. Hélio Dourado.
Será? Será?
É , acho que é delírio de minha  parte. Mas pela fidalguia, inteligência e ponderação, teria tudo para ser. E seria muito honroso tê-lo como nosso leitor. Uma figura histórica do clube.
E vocês, enquanto esperam o jogo de domingo que não chega nunca, arriscariam um palpite para matar essa charada?