17 de agosto de 2013

Daniel Matador: Abatendo um a um

Caros

Quem acompanha o blog sabe que os filmes de faroeste fazem parte de um dos gêneros que mais aprecio, razão pela qual já citei vários aqui, além de criar analogias entre eles, o Grêmio e o futebol. Talvez por acreditar que as dificuldades enfrentadas pelos colonizadores americanos no velho oeste tenham alguma semelhança com as dificuldades que o Grêmio sempre enfrentou ao longo de sua existência. Pois em 1963 o soldado e posteriormente ator Audie Murphy, do qual já falei aqui, protagonizou o filme Abatendo Um a Um, onde ele é preso a outro pistoleiro por uma corrente. Ambos têm que fugir para sobreviver e, como o título sugere, abater seus inimigos, um a um.

Quando o Grêmio anunciou Renato como treinador, grande parte da torcida ficou eufórica e outra parte permaneceu receosa. O estigma de que Renato não é treinador, não estudou para ser técnico, só realiza rachões, não é nada além de um motivador e outros argumentos quaisquer fortaleceram esta visão. Já expus no blog minha opinião a respeito. Renato não é o melhor treinador do mundo, está longe disso. Comete erros e acertos, como todo treinador. Contudo, pelo que já conferi com meus próprios olhos, atribuir-lhe a fama de mero distribuidor de coletes é uma injustiça. Sou um estudioso do futebol e sempre me interessei por análise tática, mecânica de jogo e fundamentação técnica. Razão pela qual até surpreendi-me um pouco quando assisti treinamentos orientados por Renato onde vários fundamentos foram aplicados.

Independentemente de quaisquer discussões acerca disso, o fato é que ele é o treinador e o grupo de jogadores é este que aí está. Eu também gostaria muito de alterar certas peças do elenco. Pará, por exemplo, por mais esforçado que seja, é insuficiente para ser o lateral que o Grêmio necessita. No jogo contra o Coritiba, o qual acompanhei na Arena, sua atuação foi sofrível, não obstante o time todo não ter jogado nada naquela noite. Entretanto, por incrível que pareça, estamos tão mal servidos de laterais no Brasil que nenhum titular dos outros clubes é tão superior assim ao próprio Pará. Teríamos a alternativa de contratar alguém e apostar, testar outro jogador na posição ou buscar um garoto da base. Tinga, que se recupera de lesão sofrida enquanto defendia a seleção brasileira no exterior, provavelmente ganhará chances quando voltar.

Até lá, assim como os pistoleiros que ficaram presos por uma corrente no filme, a torcida do Grêmio está ligada a Renato e seu grupo, querendo ou não. O técnico e o grupo são estes aí, não devendo haver grandes surpresas no elenco até o final da temporada. Como já havia feito em sua outra passagem, Renato está apostando em jovens promissores, como os irmãos Biteco, Maxi Rodriguez e Ramiro. Ainda gostaria de ver Gabriel formando a zaga com Rhodolfo. Não importa, estamos todos ligados ao time e temos de torcer para que ele dê liga. Em um campeonato como este, utilizando a fórmula de pontos corridos, é necessário este engajamento para que se erga a taça. E os adversários devem ser enfrentados com as peças de que se dispõe, jogo a jogo. Hoje temos uma partida complicada contra o Vasco, em São Januário. É assim que se ganha: abatendo um a um.


Saudações Imortais