20 de agosto de 2013

Minuzzi: Confiança é fundamental

O Pirata voltou!


Amigos do blog,

Tenho muito medo de ser chato, então não me atrevi a escrever mais. Contribuía nos comentários, pois imaginava o que estava acontecendo com o time. E, vendo agora que estava certo, vou refrescar meus últimos comentários atendendo o pedido do seu Algoz e escrevendo um pouco sobre o momento atual do Grêmio.

A confiança é fundamental para qualquer esportista. Porque ela traz a coragem de buscar o acerto? Não! Porque ela elimina o MEDO de errar. Tenho exemplos fresquinhos em minha mente de jogos meus em que dava tudo certo e outros que dava tudo errado..... Quando estava na fase de acertar, já tinha acertado tanto que me credenciava a arriscar uma diagonal mais curta, ou ir mais forte no saque, pois se errasse naquele momento não teria problema, estava com crédito. Resultado? Fazia um ataque espetacular ou um ace.
Na fase ruim, me preservava e tentava fazer só o simples, pois o jogo não estava entrando. Ataques seguros e ia para o saque só para passar a bola. Então acontecia de errar e a exposição era enorme e vergonhosa....
Sou capitão dos times que jogo desde escolinha de futebol.....sempre tive esse lado líder de reconhecer quando um companheiro passava por alguma dificuldade. Os sintomas são visíveis: erros bobos, cabeça baixa, falta de paciência, corpo pesado parecendo falta de preparo físico, irregularidade, AZAR....
Lembro que nos comentários aqui no blog, eu falava muito: "Gente, sem desespero! Não adianta trocar o time todo! Quem entrar agora vai jogar mal também! Temos que resgatar a confiança e isso acontece só jogando!"
Era meio metralhado.... O Mamute tinha que jogar no lugar do Kleber. Lucas Coelho no lugar do Barcos, que já era visto como o maior enganador que o Grêmio contratou... Souza nem importava quanto tempo estava parado....esses dias até o Zé Roberto virou dispensável.....
Pois o coitado do Lucas Coelho entrou na fogueira e....... errou um gol debaixo das traves. Porque ele é ruim? Claro que não! Mostrou no gauchão que sabe jogar....Mas a falta de confiança era GERAL e não INDIVIDUAL.....

Em um jogo que tinha tudo para dar errado, um lance de coragem do Riveros mudou o rumo da prosa....aquele gol, daquele jeito, se jogando de corpo e alma, caindo meio desacordado.....aquele gol não sacudiu só a cabeça do Riveros.....sacudiu a de todos nós gremistas e dos jogadores.... Estávamos ganhando fora de casa, achamos um herói......tudo estava mudando!
Maxi entra, chuta, desvia, trave, chora e .....ENTRA! Sim, passa nesse momento na cabeça daqueles que não estavam conseguindo um passe, ou um chute certo, que ATÉ QUE ENFIM AS COISAS ESTÃO DANDO CERTO!
Quando um jogador que está vivendo pressionado por não conseguir fazer as coisas, sente que o negócio começa a dar certo, parece que emagrece 10Kg, ganha os mesmos 10kg de massa muscular e faz em um segundo os melhores trabalhos físicos do mundo. Simplificando: é o popular tirou um peso das costas!
Então, os Bitecos fazem mais um! VENCEMOS! CONSEGUIMOS! AGORA VAI!
A noite deve ter sido boa. Os jogadores devem ter ligado para seus próximos e desabafado! Devem ter comemorado! Rido, brincado! Deram adeus a desconfiança....menos o Barcos, que precisava de um golzinho....e o Dida....que precisava pegar um pênalti.

Jogo contra o líder.. Um dia um técnico meu, que hoje é técnico da seleção italiana, Mauro Beruto, falou apontando para a porta que levava ao ginásio depois de termos perdido alguns jogos e iríamos entrar em quadra para jogar contra um time forte: " Nesses momentos, podemos ver a porta de duas maneiras: a da dificuldade e a da oportunidade. Decidam em qual delas vocês vão entrar e vamos pro jogo!"
O Grêmio escolheu a da oportunidade. E essa confiança do grupo trouxe jogo a jogo um jogador de volta.....e Dida pegou seu pênalti.....e Barcos fez seu gol.....e o Grêmio se SOLTOU DE VEZ!
E no Vasco? Outros dois do Pirata.....que na opinião de alguns, de ídolo transformou-se na maior "enganação" do Grêmio. Mas  depois desses gols voltou a ser craque.
Torcedor gremista, crescemos na hora certa.. Na hora da Copa do Brasil.Vamos potencializar essa confiança do time! Porque tudo passa! O momento ruim e o momento bom! Mas quando temos bons profissionais e de caráter,o momento bom está sempre por perto.
E para encerrar, uma típica frase do meio esportivo:
NENHUM TIME É BOM OU É RUIM....O TIME ESTÁ BOM OU ESTÁ RUIM.....é questão de momento....
NENHUM TIME É CAMPEÃO..... O TIME ESTÁ CAMPEÃO...
Aproveitemos nossa fase boa, que isso contagie a todos e possa nos trazer uma grande Copa do Brasil.......e que na derrota, não entremos em desespero!

Abração do Minuzzi