11 de setembro de 2013

Café no bule

Náutico 0  x 2 Grêmio

Pré jogo

Eu gosto de tabus e estatística quando elas não nos são favoráveis. Tabus existem para serem quebrados. Estatísticas ruins existem para serem melhoradas.

Não gosto de jogar contra um time que só perde em casa. Pela lei de probabilidades, a cada jogo aproxima-se daquele jogo que ele ganhará.
O Náutico só ganhou de um timinho em casa até hoje. Espero que não seja hoje que ganhe do segundo. Mas confesso que estou preocupado. Não pelo futebol do Grêmio e do Náutico. Pela estatística e lei de probabilidade.
_____

Primeiro tempo: 0 x 1
Wendell foi a novidade e aos 8 minutos ele deu uma disparada da defesa armando o primeiro bom ataque do Grêmio. Na sequência, escanteio desperdiçado com uma falta de ataque.
O jogo começou muito ruim e aos 15 minutos teve a primeira, vamos dizer assim, primeira emoção quando o juiz gordo amarrou o cadarço.
Zé Roberto e Kleber não conseguiam articular nada, errando todas as jogadas. O Náutico mostrava porque é o lanterna.
Aos 22 minutos, Wendell, o melhor do time, entrou tabelando mas tropeçou bisonhamente na hora de marcar.
Aos 24 minutos, Pará deu um lançamento sensacional para o Zé Roberto que deu de cabeça para Kleber ser esfolado na marca da pequena área. Pênalti que nem o cara da ESPN reclamaria. E Barcos quase errou. Mas fez.
Aos 32 minutos Gabriel deixou o cara entrar área adentro e cruzar quase da linha de fundo. Sorte que cruzou fechado e Dida pegou.
O Grêmio que já não jogava bem, parou após o gol. Levou um ou dois sustos mas nada sério.
De positivo no primeiro tempo, além do gol, Wendell que mostrou que sabe jogar, Pará e Ramiro.
A defesa teve alguns vacilos. O meio de campo errou passes e o ataque sofreu porque a bola não chegou.
E Zé Roberto travou o time.

Segundo tempo: 0 x 1
Aos 30 segundos Kleber fez uma falta e no tombo deixou o zagueiro do Náutico sem o pivô principal. Aos seis minutos Wendell atrasou para o Dida causando terror na torcida.
Mas na frente também Wendell também causava preocupação, só que para os pernambucanos.
O Grêmio não jogava bem, mas tirava proveito da ruindade do Náutico que não conseguia criar nada.
Wendell fez fila mais uma vez aos 15 minutos mas foi parado na entrada da área.
Jogo perigoso pela falta de imposição do Grêmio. Futebol tem risco sempre quando o placar está apertado.
O Náutico tentava sem assustar e o Grêmio não encaixava um mísero contra-ataque.
Maxi Rodriguez entrou aos 30 minutos, deu dois piruzinhos num lateral e sofreu uma falta. Na cobrança quase gol do Souza e depois do Rhodolfo. A primeira boa jogada do segundo tempo.
Aos 35 minutos, quando o Náutico começava a preocupar um pouco mais, Maxi Rodriguez deu um passe espetacular para o Paulinho, que havia acabado de entrar. Este nem dominou no peito, deu um voleio espetacular de primeira. Era o gol da tranquilidade.
Ao menos era para ser, mas com o segundo gol o Náutico, surpreendentemente, cresceu. E passou a rondar perigosamente a área do Grêmio, obrigando Dida a suar um pouco.
.....
Os resultados da noite não foram bons. Cruzeiro e Botafogo ganharam. Se bem que o Botafogo ganhou do Corinthians que, na minha opinião, é mais inimigo do que o Botafogo.
Kleber levou um amarelo estúpido na saída de campo e está fora do próximo jogo. Sorte que Vargas, de grandes atuações na seleção do Chile, estará de volta.
O campeonato está aberto. E de 3 em 3 pontos podemos chegar. O Cruzeiro vai começar a perder uma hora destas, apesar da torcida desesperada dos cocô-irmãos para que isto não ocorra.
E o time está encorpando. Volta Vargas. Daqui há pouco tem Elano. Hoje no banco só tinha garotada. Mas parece que temos café no bule.
_____
Como jogaram

Dida: Pequenas intervenções no primeiro tempo. Trabalhou bem quando exigido.
Gabriel: Alguns vacilos quando ficava no mano a mano. Cresceu no segundo tempo. Joga um feijão com arroz bem aceitável.
Rhodolfo: É o patrão da defesa. Muito bom.
Bressan: Também teve alguns vacilos. Mas foi bem na média.  
Wendell: Tem muita bola no corpo. Estamos muito bem de laterais esquerdos. O melhor em campo.
Pará: Voltou a jogar bem.  
Ramiro: O melhor do meio de campo.
Souza: Bem atrás mas errou alguns passes.
Zé Roberto: Ele deu o passe do primeiro gol, mas travou o time.
Kleber: Isolado, se enredou no primeiro tempo. Melhorou no segundo mas levou um cartão amarelo estúpido na hora de ser substituído.
Barcos: Fez o gol mas jogou muito recuado no primeiro tempo. No segundo não apareceu.
.....

Maxi Rodriguez (Kleber): Entrou muito bem.
Paulinho (Wendell): Entrou e foi logo fazendo um golaço.
Saimon (Souza): Sem tempo

Renato Portaluppi: Tem o time na mão. De novo achei que demorou para mexer no time. Mas reclamar de quem tem pontuação do Barcelona verdadeiro?
_____
Arbitragem: Francisco de Assis Almeida Filho (CE), auxiliado por Marcelo Van Gasse (SP) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE) - Meio gordo o meritíssimo. Alguns erros de impedimento e saídas de bola, mas foi bem.