19 de setembro de 2013

Minuzzi: Precisamos de mais público nos estádios

O futebol brasileiro se perdeu... Clubes e jogadores necessitam tanto esbanjar riquezas, status e luxúrias que passaram dos limites do futebol e estão entrando mais para a área dos grandes artistas, músicos ou atores internacionais.
São salários altíssimos, carrões, mimos e, às vezes, tratamento de dondocas. E não falo isso como um enciumado porque jogo vôlei, esporte onde o melhor jogador do mundo ganha bem menos que o Pará (e se bobear , menos que aquele Gabigol que nem saiu das fraldas). Essa primeira parte falo como torcedor. Os investimentos são altos e a qualidade dos jogos são péssimas!
O futebol se perdeu, tá numa MARRA danada! E nós torcedores, às vezes assistimos jogos melhores na Série B.

Quantos jogos do Grêmio esse ano foram de alto nível? Não só o rendimento do nosso time, mas dos dois times, a partida em geral ou o espetáculo como estão vendendo. O preço do ingresso é de espetáculo! No jogo ontem contra o Santos, qual lance foi "O LANCE"? Dois lances por jogo. E a rodada toda é assim, todos times estão assim....menos Cruzeiro e Botafogo, que há de se bater palmas pelo que vêm jogando....
Grêmio, Corinthians, São Paulo, Flu, Fla, Vasco, Galo, Santos.... Qual time desses está mostrando um pouquinho da sua história, ou fazendo valer pagar a enormidade de dinheiro pra levar a família no estádio?

Minuzzi: "Tristeza é ver um estádio vazio e com muitos espaços".

Resolvi escrever porque ontem, mais uma vez, tentei defender o Grêmio em conversas com amigos dizendo que o time é limitado e quando se fechou e jogou com vontade não tomou gols e criava três chances por jogo e uma fazia....a vitória vinha, mesmo em um jogo horrível de se ver.
Mas o Grêmio cansou de jogar assim. Porque isso exige muita atenção, muita vontade e muita concentração. E quando elas faltam, erramos as nossas  três chances e ainda entregamos uma lá atrás. Foi assim com Goiás, Galo e Peixe....

O Grêmio está em terceiro porque o campeonato é muito ruim e estava sabendo jogar contra os ruins. Mas cansou de jogar desse jeito. Cansa jogar só com o emocional por trinta e oito rodadas. Ninguém consegue tal feito.
Os clubes estão perdidos com suas novas arenas. Mas mais triste que assistir a uma pelada, é assistir a uma pelada em um estádio moderníssimo, cheio de povoados. E não falo só da nossa Arena....Mineirão, Maraca...todas....
Que feio é assistir um jogo onde o meio campo está vazio e, quando a bola vai para escanteio, a imagem que aparece atrás do gol está lotado! No outro córner vazio.  Atrás do outro gol lotado! Em cima e embaixo, em alguns lugares outros aglomerados. Em outros, nenhuma alma viva!
Que feio é para quem é apaixonado pelo time e tem dois filhos querendo ir ao jogo,  ter que dizer: "neste nós não vamos, tá?" E escutar dos filhos "por que?" E responder  irritado: " porque já gastei  R$270,00 contra o Galo no domingo e não dá para gastar mais  R$270,00 hoje!"

E então, num jogo importantíssimo do Gremio, vemos uma Arena com gritos atrás do gol, algumas palmas no outro gol e aquela tristeza de ver um estádio vazio... Não digo que tem pouco público, pois o gremista vai ao estádio. Mas com as cadeiras demarcando, cada grito de torcedor que ficou em casa aparece explicitamente.
No Olímpico, toda a arquibancada se aglomerava no meio do campo ligando com a Geral. Os torcedores mais próximos se ajudavam, gritavam. O coro ecoava no estádio.
Esta segunda parte falei como jogador. Pediria à direção gremista que antecipe o que sem dúvidas terá que fazer daqui a uns dois ou três anos quando perceber que o time estará sem apoio no estádio e fará aqueles descontos malucos do tipo: acompanhante de graça, mulher não paga, ingresso popular. Tudo para não ser rebaixado...
Que a direção faça isso agora e leve de volta para o campo famílias como a minha, que grita de dentro do apartamento e nenhum jogador escuta, mas que sempre foi presença nos jogos apoiando nosso tricolor. Ou chorando, pouco importa....

Muitas famílias como a minha  não vão ao estádio para ver o Grêmio vencer. Mas sim para ver o Grêmio e ponto. Mas muito poucos tem fôlego financeiro para ir a todos os jogos.
A direção da Arena poderia lançar um plano familiar ou simplesmente baixar o valor da droga do ingresso, porque  aquelas cadeiras gramado  não estão lotando nem em decisão. Coloquem  agora um preço que caiba no bolso do torcedor  e seja o primeiro clube a perceber que essas Arenas são mais uma MARRA do futebol (que joga contra o time).
USEM A ARENA A NOSSO FAVOR!