9 de setembro de 2013

Piando fino e a sacanagem dos sábados

Pianinho

A nota oficial do Grêmio contra os jornalistas destemperados de São Paulo teve um efeito colateral melhor do que o objetivo primário dela.
A nota oficial, combinada com a revolta da torcida gremista no sábado à saída do estádio e com os comentários nas redes sociais, fez i$ento$ barato$, que estavam se sentindo muito confiantes, baixarem o tom e cantarem pianinho desde ontem.
Pedro Ernesto se acadelou.
Adroaldo Briguinha também se amoitou. Afinal, sentiu que estava caindo por terra o respeito que alguns gremistas ainda nutriam por ele. Os mais ingênuos, diga-se de passagem.
Outros também se recolheram atrás de desculpas pífias ou silêncios táticos. Sentiram que a próxima pode ser no lombo deles.
A propósito: houve um pênalti para o Grêmio não marcado, houve um gol para o Grêmio mal anulado e o pênalti aconteceu. Só o fanatismo exagerado e a vontade de prejudicar o Imortal justificam tanta gritaria. "They whine like pigs".
_____

Ações

Estou tentando convencer blogueiros gremistas a fazer uma campanha institucional contra os abusos da brigada e dos jornaleiros gaúchos. Muitos querem. Alguns se enredam em ideologias tacanhas e atrapalham. Passei para eles hoje um e-mail que recebi de leitor do blog. Transcrevo aqui, sem pedir licença, parte do mail.
Tenho um amigo gremistão que mora em Poa, e até a metade desse ano trabalhava na RBS, editando matérias para o Globo Esporte com a máfia toda. Ele me contou que é pavorosa a quantidade de colorados lá dentro, e que as matérias são todas manipuladas em favor dos morangos, não estoura uma crise contra eles. Hoje esse meu amigo é coordenador na ***. Ele me disse que a única possibilidade de reverter o quadro seria não "consumir" as matérias e os programas esportivos. A RBS possui uma ferramenta para acompanhar a audiência dos programas minuto a minuto, e qualquer queda no "ibope" gera grandes consequências.Por isso, o melhor que temos a fazer é bicotar a audiência dos programas esportivos (BAND, Gaúcha, RBS, ...), a ponto de isso ser sentido pelos isentos. Deveríamos fazer uma campanha pública, para que o boicote seja amplo e que todos saibam o motivo da queda de audiência. Se isso acontecer, haverá mudanças.Do contrário, tudo continuará como está (diga-se, está ficando cada vez pior, parece até um crime torcer para o Grêmio). Nossos estômagos sofrendo, e os isentos deitando e rolando a favor dos morangos e contra o nosso Grêmio.
_____

Sábado a noite

Jogos no sábado a noite é o fim da várzea. Tudo bem. Se tem de ter, que tenha. Mas é o seguinte: considerando que há 20 times e 19 rodadas em fins de semana, cada time teria de jogar 2 sábados a noite.
Pois o Grêmio já jogou as duas vezes que lhe deveria caber. Mas vai jogar de novo no dia 21/9 contra o Vitória e dia 28/9 com o São Paulo. Quatro vezes em 5 ou 6 rodadas seguidas de fim de semana. Os jogos mais para a frente não estão ainda confirmados. Mas quem sabe a direção protesta com a Globo e o cocolorado que manda na programação. Isto é um acinte e um desrespeito.