10 de outubro de 2013

Os safados, o demente senil e os folgados

Eu vi o jogo ontem.
Antes vi i$ento$ baratos fazendo um lobby incansável por Elano e Zé Roberto.
Antes vi aquele jornalista que sofre de demência senil ser levado, sim, ele foi levado por alguém, ao treino do Grêmio para pedir Elano e Zé Roberto, numa das cenas mais tristes, deprimentes e patéticas já vistas na internet.
Antes eu vi Renato aparentemente tirar de letra a intromissão ridícula e indevida no seu trabalho, tratando o louco com a condescendência e carinho que os loucos merecem.
Tudo isto eu vi antes do jogo e não gostei. Melhor dizendo: detestei.
Antes do jogo lembrei também que desde domingo estava com uma sensação ruim, mas pensei que não, desta vez não significava nada aquela angústia.
Afinal era o Criciúma que vinha perdendo para todo mundo.

Então eu vi o jogo ontem.
E vi Zé Roberto perder o primeiro gol por encobrir o goleiro com a displicência de quem joga amistoso em Roca Sales.
Vi um time inteiro trotando em campo enquanto onze adversários ralavam a bunda no chão com o mesmo vigor e vontade que o Grêmio ralou nos últimos 4 jogos.
Vi jogadores dando toques de efeito para o nada.
Vi um centro-avante totalmente isolado na frente não dominar uma única bola o jogo todo.
Vi uma defesa desatenta talvez pensando na festa pós-jogo deixando atacantes medíocres levarem perigo várias vezes.
Vi também um juiz safado, mais um no caminho do Grêmio, não dando várias faltas na entrada da área. Não, ele não roubou pênalti porque aquela jogada no Zé não foi pênalti. Mas juiz ladrão bom não rouba pênalti. Juiz ladrão de gabarito inverte faltas, mina os jogadores do time a ser roubado irritando-os a toda hora.
Enfim, vi um time abatido e batido inapelavelmente por outro que habita há séculos a zona do rebaixamento.
E vi hoje nos sites, i$ento$ barato$ bradando que Elano e Zé Roberto não tiveram nenhuma culpa. Até concordo. Culpa teve o Renato ao ir atrás destes sem-vergonhas pagos para fazerem onda. Culpa teve o Renato ao desmanchar o que estava dando certo levado, provavelmente, pela soberba.

Eu vi tudo isto mas teve uma coisa que não vi. Não vi o massacre propalado pelo Renato. Afinal, quantas chances de gol reais teve o Imortal? Em que momento do jogo se viu um abafa, mesmo que desordenado?

E eu vejo agora algumas nuvens mais carregadas na frente. Que este jogo tenha servido de lição. O Grêmio nunca soube jogar amistosos. Simplesmente porque jogo amistoso não faz parte do seu DNA. O Grêmio nunca ganhou quando jogou enfeitado, ou bonito como dizem alguns babacas.

Então, eu só espero que a lição tenha sido aprendida.