29 de outubro de 2013

Roberto Minuzzi: Prontos para a quarta-feira

Alguém aí se preocupa em pensar o que passa na cabeça dos jogadores do Grêmio nesse momento? Oitenta por cento dos torcedores responderão: " devem estar pensando onde gastar tanto dinheiro, pois ganhando o que ganham, não podem reclamar de nada!!!!!!". Outros dez por cento não devem ter parado pra pensar, pois só ligam a TV na hora do jogo, como se fosse um capítulo de novela. O restante tenta entender o que se passa em um time que na quarta-feira faz a melhor e mais aguerrida partida na Arena e, no domingo, faz a pior da temporada. E agora tem uma decisão...
Quando escrevi pela primeira vez aqui no blog , foi justamente falando do dia a dia dos jogadores, que o Grêmio tinha um time de jogadores responsáveis e que o mesmo não ganharia enquanto não criasse sua IDENTIDADE e melhorasse seu DIA A DIA.
Bom, hoje sabemos quem é e como joga nosso time. É o segundo / terceiro lugar do Brasileirão e semi finalista da Copa do Brasil. Há poucos meses éramos os eliminados do Gauchao e da Libertadores...

Hoje estamos classificados com três pênaltis defendidos pelo contestado Dida, aceitamos Pará, confirmamos Werley, achamos Rhodolfo, confiamos no Bressan... Depois de algumas tentativas achamos nossos laterais Alex e Wendell. Descobrimos o motorzinho do time Ramiro, o corajoso Riveros, o incontestável Souza, temos o veloz Vargas e o surpreendente Máxi. O gladiador Kleber está de volta, o que mais apanha e um dos que mais bate. Duela em todos os lances. E o capitão Barcos, que veio pra fazer 28 gols e está com dificuldade, mas aceitou e achou seu espaço e sua função para fazer o time vencer. Se entrega e é um profissional que tem o meu respeito...e tem estrela....há algo importante reservado a ele. Torço por isso... Elano aceitando sua função de segundo tempo.
Temos ainda a gurizada do zoológico: Mamute, Coelho, Paulinho, que parece um tatu correndo.Quando entram, o fazem com a disposição esperada.
Voltando ao que se  passa na cabeça do jogador, antes da chegada de Renato a situação era a seguinte:

Dida era contestado, Pará inaceitável, Werley estava bem, Rodolfo não existia, Bressan, Alex e Ramiro eram pacote da série D (só podia ser esquema da diretoria, não pode um time de Libertadores se reforçar com jogadores do Juventude muitos pensavam), Riveros estava longe, Souza não não se firmava,Vargas jogava mais na frente que o Barcos e fazia gol só no Chile, Kleber queria ir embora (só se machucava e estava atrás do Moreno, William José, Welliton, etc), Barcos afundava na crise e, depois de ver a torcida inteira com seu tapa olho, trocava a camisa de 28 para 9, pois viu que não daria. Elano e, não aceitavam a idéia  de revezamento do Pofexô, e a gurizada nem fardava! Esse era o quadro.
Tantos meses de sofrimento,  derrotas, angústia, eliminações, erros, dúvidas. Agora, os mesmos jogadores acabam de eliminar o campeão do mundo....
Lembro que certa vez escrevi  sobre a IDENTIDADE que o Grêmio ainda não tinha e que deveria constar  o sobrenome COPEIRO,  sempre presente na história do clube.
Pois parece que ele está de volta.
Passa pela cabeça de algum torcedor gremista, que depois de tamanha transformação, de ter tirado um peso enorme das costas, esses jogadores não estão comendo e dormindo a chance de serem campeões da Copa do Brasil?
De fracassados e vaiados, passaram a ter a chance de serem heróis já aplaudidos a vários jogos.
Grêmio hoje, eu vejo como um time, onde cada jogador sabe o que tem que fazer.  Vejo como um time confiante, pois o que faz da certo, seja com três zagueiros, três volantes e três atacantes.

Noutra vez que escrevi, depois de uma derrota besta (acho que para o Criciúma), falei que o Grêmio jogava na entrega mas quando ficava na MARRA e os atletas achavam que eram craques, caíam  na real e tomavam um tapa na cara.
Esse era o meu medo. De o Grêmio entrar para essa nova fase da copa do Brasil na MARRA, achando que era um timão, de toques bonitos e coisa e tal... Mas graças à sorte em que estamos, tomamos um sacode do Coxa que mostrou a todos lá de dentro que, ou se preparam, se concentram e se entregam dentro de campo, ou não conseguem um chute a gol.
A preleção pra quarta-feira foi feita no domingo. A motivação vai ser a vergonha que sentiram no pós jogo e o medo de ter essa sensação novamente.
Nosso time é movido à base de ALMA e  não à base de bola. E nossa ALMA está ferida. Então, estamos prontos para quarta-feira!
Depois disso, focaremos novamente no Brasileirão, pois temos time pra ir bem nos dois.

Abraços