22 de novembro de 2013

E a grande mídia descobriu a roda...

Talentoso Máxi Rodriguez (Luiz Munhoz/FatoPres /Folhapress)

Engraçado assistir a grande mídia descobrindo Máxi Rodriguez com pelo menos quatro meses de atraso. Ainda nos tempos do Pofexô eu pedia a escalação do gajo. Lembro muito bem que no seu primeiro jogo, ele deu um passe espetacular para alguém fazer o gol e eu escrevi nos comentários que estava "apaixonada". Enquanto todos os salários polpudos (?) da imprensa gaúcha pressionavam Renato por e Elano, eu aqui pressionava pelo gringo de belos olhos verdes.
Mas fazer o quê? Se o técnico lesse meus posts, talvez a ficha tivesse caído mais cedo.
A verdade é que, finalmente a grande mídia descobriu a roda...

Mas falando sério, eu também escrevi aqui antes da "descoberta" de Máxi pelos "grandes", que o guri estava sendo preparado para ter seu auge físico e técnico no ano que vem.
Ele não teve trabalho de base e nem musculação fazia no seu modesto time no Uruguai. Portanto, quando chegou não estava no patamar físico dos demais atletas para enfrentar o disputado e exigente futebol brasileiro. Entendo o cuidado da comissão técnica, fisiologistas e preparadores físicos do Grêmio. Seria uma temeridade colocá-lo como titular durante os noventa minutos.
Se fosse mal, a torcida faria o mesmo que faz com os irmãos Biteco, Mamute, Lucas Coelho, etc.

Máxi é uma jóia rara sendo lapidada e muitas alegrias ainda nos dará. Vamos ter um pouco de paciência.
É jogador para ficar anos no Grêmio e não para ser vendido diante da primeira proposta européia.
O ideal é escalá-lo no decorrer dos jogos e por uns trinta minutos. Por ora, esse tempo já é suficiente para Máxi mostrar o seu valor e destruir o adversário.
__________

Renato

 Renato tem um jeito próprio de ser que gera polêmicas.

A torcida gremista está bem dividida quanto à permanência de Renato no comando técnico do time em 2014. É uma discussão acalorada e apaixonada.
Pois eu vou dizer uma coisa, TODOS os técnicos de futebol têm seus defeitos. Sempre o que está longe é o melhor, o talentoso, o milagreiro, etc. Até mesmo o Felipão , se viesse para treinar o Grêmio, sofreria contestação por ser teimoso, cabeça dura, mal-humorado, etc. por setores da torcida.
Todos os que passaram pelo Grêmio já foram contestados. Não esqueçamos do hoje endeusado Tite e suas "ovelhinhas".

Renato tem seus defeitos, mas também tem suas qualidades. Ele sempre foi assim meio fanfarrão e debochado. Acho até que deu uma melhorada. Mas pelo trabalho que mostrou nesses meses colocando o Grêmio em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, penso que merece uma chance de continuidade.Trabalhos sólidos precisam de continuidade para dar resultados positivos.
Mas um dos seus piores defeitos é pensar que é malandro e ficar dando corda para os i$ento$ nas entrevistas. Esses, por sua vez,  são mestres em transformar suas palavras em labaredas. Sugiro ao Renato que seja o mais burocrático possível e responda somente o básico, sem tentar provocações. Não adianta nada tentar replicar. Assim, eles não terão combustível para criar crises e jogá-lo contra a própria torcida. Isso evitaria um desgaste grande e desnecessário.
Quanto a sua renovação para 2014, penso que os homens da direção que frequentam o vestiário e sabem o que lá acontece, são as pessoas mais indicadas para avaliar se vale a pena mantê-lo ou não.