8 de novembro de 2013

Mas afinal: o que está faltando?

* Texto do torcedor e leitor do blog, Guaru

Se há algo que incomoda o torcedor gremista é essa história de 12 anos sem títulos relevantes. É tão irritante que chega a incomodar até mesmo ouvir o próprio torcedor gremista reclamando disso. Esse é o núcleo do drama do torcedor. Ele está presente nas derrotas e nas vitórias. É ele quem cria o clima de terra arrasada.

Perdemos para o Atlético-PR quarta. Perdemos com a postura que exigimos do time, quando ele caiu na Libertadores: com entrega total. Pode não ter sido uma partida brilhante, mas se o Grêmio jogasse sempre assim, como jogou contra o Atlético, haveria poucos insatisfeitos.
Então qual a reclamação?
A reclamação é metafísica.

Por que estamos há 12 anos sem ganhar títulos? Por que, mesmo com elencos gabaritados, não conseguimos resultados satisfatórios? Por que, ainda que o time se entregue, a bola teima em não entrar?
Ou pior: nesses 12 anos, conseguimos 6 participações em Libertadores, só menos que São Paulo e Santos no período. Desde 2006, ano em que o Brasileiro passou a contar com 20 clubes somamos 488 pontos, só ficamos atrás do São Paulo. Então por que, apesar de termos tido bons anos, não conseguimos conquistar nada?

Não é fácil responder nada disso. Ao menos, eu não tenho respostas. E sinceramente, não creio que alguém as tenha.
Eleger culpados é uma forma natural de se responder essas questões. E há culpados, sem dúvida. Todos com sua parcela.

No período, foram cinco os que se revezaram na presidência do Tricolor. Vinte e uma caras diferentes que comandaram a casamata. Nove titulares diferentes no gol. Em torno de quinze centroavantes titulares. Centenas de atletas profissionais que vestiram a camisa. Oito milhões os gremistas que se somaram em apoio ao Tricolor.
Já se mudou tudo. Já se tentou tudo. Desmanches de equipes. Dispensas coletivas. Mudanças de diretores de futebol, treinadores e presidentes. A torcida já agiu de diversas formas e o resultado foi sempre similar: boas campanhas e só.
Ano pós ano e o que resta é a esperança de que o ano que vem será diferente. E isso, sim, deixa qualquer um de saco cheio.

...

E agora?
Agora é seguir adiante. Ninguém vai deixar de ser gremista. Ou melhor, ninguém que valha a pena deixará de ser gremista.
Remobilizar é difícil? Claro que sim. Mas temos assuntos pendentes esse ano ainda: Podemos garantir uma Libertadores no ano que vem de forma direta e uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2014.
Mas e de que isso adianta? Só o futuro poderá responder. Talvez nada. Mas a única forma de voltarmos a ser campeões de títulos relevantes é seguir disputando-os.

Já diria o grande Rocky Balboa: “Não importa o quão forte você possa bater, mas sim, o quanto você consegue aguentar e seguir em frente”.
Que o time siga em frente depois do impacto. Não sirvamos de pódio para o Cruzeiro no domingo. Esse é o primeiro passo para tentar buscar algo maior.