6 de novembro de 2013

Minuzzi: Lucidez e otimismo

Hoje é dia da torcida abraçar o time.

Moçada, 
Vou contar uma experiência minha antes de uma final. Uma de várias que disputei no vôlei. Era final de um campeonato paulista, melhor de três. Tínhamos tomado 3x0 na casa deles e teríamos mais dois jogos em casa. O primeiro seria dois dias após a derrota. No vestiário, como capitão do time, fiz um discurso pegando a parte emocional, o tal do doping psicológico. Vencemos por 3x0. Dois dias depois, tivemos a terceira partida, que vejo muito como a de hoje do Grêmio. No vestiário, todos me olharam esperando que os dopasse  novamente, mas meu discurso foi sereno e realista pois era um mata ou morre. Não tinha outra chance...

Falei, com voz tranquila e firme, que de dois dias até ali, ninguém tinha crescido mais, nem ficado mais forte, nem saltando mais, muito menos estava com novos golpes. Todos éramos os mesmos,que tínhamos perdido de 3x0 e que tínhamos ganho depois. Falei que a palavra para  a partida era LUCIDEZ. Ser lúcido, saber que ninguém virou super herói nem melhor jogador do mundo, saber das limitações e das qualidades, nossas e do inimigo, e estar atento, isso sim, a qualquer movimento. Sempre esperar o melhor do adversário. O saque mais forte, o bloqueio mais alto, o ataque mais habilidoso... E, se não viesse o melhor, aí entraríamos com tudo: ligados, fortes, rápidos e LÚCIDOS...para nocautear!

Fomos campeões. O resultado foi 3x2,  15x13 no tie breake. Se tivesse preparado o time para destruir o adversário, no primeiro set perdido o sentimento de frustração seria enorme. Vejo o jogo de hoje assim.
Todos sabem as limitações do Pará, mas é ele quem vai jogar. Sabemos que o Alex anda inseguro nos cruzamentos, mas é ele quem vai jogar. Sabemos que Barcos não faz gols há tempos, mas é ele quem vai jogar.
E assim, conhecemos nossos jogadores e sabemos que são eles quem vão jogar. 

LUCIDEZ para nós torcedores amanhã! Quando o Pará for cruzar (e errar), de que adianta vaiar pois sabemos que ele é assim? Mas quando acertar, vamos explodir em vibração e gritos de apoio.Ou hoje vamos cobrar que Pará seja o Arce?
Lúcidos! Depois de ler todos os comentários do blog, com todas as críticas, sabemos que nosso time é limitado.SABEMOS! Não vamos esperar o Barcelona entrar em campo. Vamos esperar o GRÊMIO LIMITADO. E a cada jogada acima da média, vibremos,contagiemos os jogadores, pois também sabemos que a qualquer momento o Grêmio pode ser acima da média.

A qualquer momento ou a qualquer dez centímetros. Contra o timão, a bola na trave do Vargas por centímetros não o transforma em melhor em campo. O mesmo falo das conclusões contra o Bahia: centímetros para algum lado o goleiro não pegaria, ou a bola não bateria na trave, a goleada estava feita e não haveria crise... 
LÚCIDOS, podemos vencer o furacão!
Se entrarmos para ser o Barcelona, sairemos não só eliminados, mas derrotados. 
Que a sorte esteja conosco e que a estrela do Barcos brilhe, pois como diz meu pai, quanto maior o tempo sem fazer gol, mais próximo está de o gol sair. 
OTIMISMO.....esse é o NOSSO TIME!
Abraços
__________

Adendo da Pitica