18 de novembro de 2013

Renato e mais onze

Sim. Indo contra 99 % dos comentários do blog, se o Grêmio se classificar para a Libertadores, eu quero o Renato no comando. Claro que se a proposta salarial for adequada. E por que eu o defendo?
  1. Renato, tirando 2 ou 3 técnicos que não estão disponíveis, tecnicamente é igual ou melhor a todos os outros. Não deve nada para ninguém. Teve até quem sugeriu Ney Franco. Aí fui procurar e encontrei zero títulos para o glorioso mineiro. Outro pediu Dal Pozzo. Com todo o respeito, não é hora para aventuras. Tite, Mano e Felipão foram apostas quando se tinha um semestre inteiro só de ruralito pela frente ou se disputava uma série B. Libertadores é outra conversa.
  2. Renato pegou um time sem confiança e mal posicionado na tabela e está terminando o ano entre os melhores do campeonato.
  3. Por falar em Libertadores, Renato já foi vice de uma, tendo-a perdido em um jogo na altitude e após 10 minutos de bobeira do time. Mesmo assim, a decisão foi nos pênaltis.
  4. Renato tem a manha do jogador e consegue tirar muito de alguns jogadores limitados. Ou alguém acha que o elenco do Grêmio é igual ao Barcelona e o problema é o Renato que não os deixa mostrar toda a craqueza?
  5. Pode-se criticar a disposição tática do time, as atuações individuais de alguns jogadores, mas não se pode criticar a entrega destes. E, sim meus caros, entrega tem a ver com vestiário e com comando.
Claro que ele tem falhas. Renato tem seus bruxos, mas me indiquem um treinador que não os tem. Renato é teimoso algumas vezes, mas qual técnico não é?
Eu mesmo me irrito com a demora dele em fazer substituições, mas este é um mal menor.
A verdade é que o ambiente é o melhor possível e não fossem algumas derrapadas a posição seria ainda melhor no campeonato.
Então, trocar Renato pelos lazarentos que estão disponíveis seria um tiro no pé.
.....


Maxi Rodriguez

Renato está sendo execrado pela torcida por não colocar Maxi Rodriguez de titular. E em relação a isto deixou tudo muito claro na bela entrevista que deu ontem após o jogo, sem usar o argumento lógico de que diante da possibilidade de poder contar com apenas 3 estrangeiros usou os mais experientes e os que atuam em posições mais carentes.
Renato afirmou, com razão, que Maxi veio de um futebol menos pegado e de um time onde era o rei e não tinha nenhuma obrigação com o jogo. Todos jogavam para ele. Olhem o gol do Flamengo ontem na origem. Maxi perdeu a bola e não tentou recuperá-la.
Além disto, a pouca estrutura do time de origem também fez com que ele não tivesse um preparo físico adequado e ainda não tem condições de aguentar o repuxo de um jogo inteiro nos moldes que são disputados aqui.
Não deixou contudo de elogiá-lo e afirmou que o uruguaio vai fazer história no Grêmio. Renato pode ser arrogante (e é), pode ser festeiro (e é), pode ser tudo, menos idiota e burro. Ele não se prejudicaria gratuitamente. A propósito, recomendo a leitura deste texto aqui sobre Renato.
Um pouco de calma e menos histeria nesta reta final seria de grande valia para atingirmos os objetivos que todos queremos.
.....

Enquanto isto ...

Fala-se que houve briga feia, feíssima no vestiário do Goiás após o jogo de ontem. Nego Walter teria sentado em cima do treinador, quebrando todas as suas costelas. Hugo, enquanto isto, sentou um bife na cabeça do goleiro e ameaçou o presidente com o revólver.
Não fossem os jogadores do timinho terem intervido para acalmar os ânimos e certamente teria havido mortes.
Isto, pelo menos é o que se depreende das notícias i$enta$ e barata$ que chegam de lá. Quem sou eu para desacreditar dos grandes jornaleiros gaúchos?

.....

Também do aterro vem a notícia de que a união, perdão, nós todos, vamos pagar R$ 7,9 milhões para ser feita a calçada do remendão. A que ponto poderá chegar a desfaçatez destes políticos?
O entorno da Arena, que precisa de obras públicas para a circulação de pessoas, não só em dias de jogos, mas também para o desenvolvimento e geração de empregos na região é boicotado sistematicamente pelas dilmas, tarsos, manuelas e fortunatis da vida, sob a alegação de falta de recursos.
Mas para calçada particular tem. E pelo valor já se pode dizer: queeeeeeeeee calçada!



Esta veio pelo Agostini.


O Minwer que me desculpe mas não deu tempo para pedir licença