7 de dezembro de 2013

Daniel Matador e Arthur Lodi: Os Fantasmas se Divertem

Hoje o post é em dose dupla:

Caros

Em 1988 o Grêmio apresentou ao grande público um esquadrão que viria a ser conhecido como “Grêmio Show”, tamanhos eram os espetáculos de bola que este time apresentava, aliando técnica e poder de marcação. Treinado por Otacílio Gonçalves, o tricolor conquistou o tetracampeonato gaúcho de forma soberba. O time base era formado pelo histórico goleiro Mazaropi, com Alfinete e Aírton ocupando as laterais e a dupla de zaga composta pelo chileno Astengo e Luís Eduardo. No meio-campo, uma composição que marcou época, com Bonamigo, Cuca, Cristóvão e Valdo, além do ataque que levava pânico ao coração da coloradagem, Lima e Jorge Veras, este último um especialista em meter gols no goleiro Taffarel, muitos deles frangos vexatórios.

Neste mesmo ano, o maluco diretor de cinema Tim Burton lançou aquele que foi seu primeiro grande sucesso cinematográfico. Os Fantasmas se Divertem conta a história de um casal que acaba morrendo e que se recusa a sair da casa que tanto gostam, indignando-se quando outro casal compra o imóvel. Tentando agir como verdadeiros fantasmas, passam a assombrar os novos moradores, na esperança de que eles deixem a casa. Entretanto, sua pouca prática na arte de assombrar acaba não surtindo muito efeito, razão pela qual contratam os serviços de um fantasma mais experiente, que atende pelo nome de Beetlejuice (este inclusive é o título original do filme). Os personagens principais tiveram um grande impulso em suas carreiras com este longa, entre eles Michael Keaton (que viria a trabalhar novamente com Burton nos dois primeiros filmes do Batman), Alec Baldwin, Geena Davis e Winona Ryder. Bons momentos de diversão.

Pois recentemente tivemos uma aparição que também remete às histórias de fantasmas. A torcida do Racing Club de Avellaneda, um dos mais tradicionais clubes argentinos, em um arroubo de criatividade, superou-se na corneta ao rival Independiente. O maior campeão da Taça Libertadores, com sete títulos, acabou amargando as agruras da segunda divisão de seu país. Nos últimos jogos, quando agonizava para tentar escapar da degola, colecionava cada vez mais insucessos e derrotas, afundando-se ainda mais na lama. Foi aí que a criação do Racing começou a dar as caras. Denominado El Fantasma de La B, esta divertida figura aparecia do nada nos jogos do Independiente, apenas para atazanar a vida do time e fazer uma pressão psicológica ainda maior. A cada aparição, mais aflitas ficavam as arquibancadas, como que prenunciando um desastre inevitável apenas por vislumbrar a presença daquele lençol ambulante com um grande "B" no peito. A queda acabou ocorrendo e o Fantasma de La B imortalizou-se como uma criação genial. Os torcedores do Racing haviam criado um mito que a partir de então sempre costuma aparecer para aquelas equipes que correm risco de rebaixamento.

Pois na semana em que o tricolor prepara-se para carimbar a vaga direta à Libertadores e confirmar o vice-campeonato nacional, outras equipes encontram-se apavoradas com a possibilidade de disputa da Série B em 2014. O jogo do Grêmio contra a Portuguesa será quase um jogo de compadres, pois o empate é benéfico para ambos. E nesta mesma semana o Fantasma de La B foi visto circulando pela capital gaúcha. Dizem que andou por algumas áreas da cidade e passou por um estádio que está em reformas. Reza a lenda que foi visto tomando o rumo para a Serra Gaúcha, não se sabe por qual motivo. Será que ele está nas imediações em alguma missão? Estaria esta entidade sendo o arauto de um futuro inevitável para alguma equipe de futebol? Só o futuro dirá. Vejam o vídeo abaixo e tirem suas próprias conclusões.


Saudações Imortais