11 de dezembro de 2013

Pentelho Arthur Lodi: O MEU GRÊMIO PARA 2014


O Marcos já viu o que é deixar os aplausos unânimes dos filmes para a corneta de quem escreve texto. Agora é a vez do Pentelho Arthur.

_____



Apesar da agenda negativa por parte de alguns, creio que o Grêmio está no caminho certo para retomar os anos de glórias.
Renato tem muitos méritos. Pegou o mesmo time que o Luxemburgo tinha à disposição - com exceção de Rhodolfo - e colocou o Grêmio na Libertadores. Deu confiança aos jovens, como Bressan, Alex Telles e Ramiro, além de solidez defensiva. O discutido Dida, apesar dos apesares, correspondeu e fechou a meta tricolor.
No entanto, há de se relevar os pontos negativos. O sistema ofensivo foi a decepção do ano. Kleber e Barcos não corresponderam e Renato não fez (ou não conseguiu fazer) nada a respeito. Também insistiu demais em esquemas que nunca deram certo, teimou ao deixar Maxi Rodríguez de fora e sempre demorava para colocá-lo. Quando o uruguaio entrava em campo, dava outra cara ao time.
Colocando tudo isso numa balança, ainda cheguei a conclusão que Renato é uma boa para 2014. A não ser que a direção queira apostar em Roger, Renato tem que ficar. Futebol é continuidade. Demitir Renato para trazer outro técnico é colocar todo o trabalho feito por ele no lixo e começar tudo novamente. E não é esse o caminho correto.
Independente da permanência ou não de Renato, o elenco deve sofrer algumas alterações para o próximo ano. O grupo precisa ser rejuvenescido. Os mais experientes, os medalhões - como Elano e Zé Roberto - não terminaram o ano bem e devem sair. É preciso apostar mais na base do clube, nos jovens jogadores. Na lateral direita, tem o Tinga. Na esquerda, além de Wendell, tem Breno (18 anos). Na zaga, Thyere e o argentino Canavesio. Iago, também 18, é um meio-campista jovem e de qualidade. Para o ataque, Gustavo Xuxa (que já jogou pelo profissional neste ano) e André também são opções. E é no Gauchão o momento certo para lançá-los.
O jeito é fazer uma pré-temporada decente, esquecer o campeonato estadual e se preparar para o restante do ano. Fazia muito tempo que o Grêmio não disputava por dois anos consecutivos a Copa Libertadores. E no segundo semestre ainda tem o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil - já estamos nas oitavas-de-final, lembram?
Se o time estiver focado, jogando com vontade e raça, não há quem segure.