3 de dezembro de 2013

Seria a continuidade a chave do sucesso?

* Texto do torcedor gremista e leitor do blog, Guaru

Muito se comenta que os últimos clubes brasileiros campeões das maiores competições contavam com três ou quatro jogadores do Grêmio em seu plantel.
Partindo da premissa de que a rotatividade é comum no mundo do futebol e afeta qualquer clube, fiz um levantamento nominal entre os atletas dos clubes campeões em 2012: Atlético-MG, Cruzeiro e Flamengo.

Entre os clubes da Série A + Palmeiras, os jogadores campeões deste ano tiveram passagens pelos seguintes clubes:

Clube
Ex-jogadores
Grêmio
Gilberto Silva, Réver, Victor, Ronaldinho e Rafael Marques (CAM); André Santos, Carlos Eduardo e Marcelo Moreno (FLA); e Léo, Paulão, Tinga e Borges (CRU).
Corinthians
Jô, Rosinei e Michel (CAM); Felipe, Chicão, Wallace, André Santos e Elias (FLA); e Nilton, Éverton Ribeiro e Willian (CRU).
São Paulo
Victor, Diego Tardelli, Junior Cesar, Josué e Richarlyson (CAM); Léo Moura e Hernane (FLA); e Julio Baptista, Borges e Dagoberto (CRU).
Vitória
Leonardo Silva, Alecsandro, Neto Berola e Lee (CAM); Felipe, Wallace, João Paulo e Marcelo Moreno (FLA); e Egídio (CRU).
Internacional
Jô, Alecsandro e Rosinei (CAM); João Paulo (FLA); e Ceará, Leandro Guerreiro, Tinga, Ricardo Goulart e Dagoberto (CRU)
Botafogo
Michel, Junior Cesar e Rafael Marques (CAM); Léo Moura e Val (FLA); e Ceará, Leandro Guerreiro e Tinga (CRU).
Ponte Preta
Giovani, Luan, Alecsandro e Marcos Rocha (CAM); João Paulo e Elias (FLA) e Leandro Guerreiro (CRU)
Palmeiras
Leonardo Silva e Pierre (CAM); Léo Moura (FLA); e Léo, Souza e Luan (CRU).
Vasco
Alecsandro (CAM); Léo Moura e Amaral (FLA); Fábio, Dedé e Nilton (CRU)
Cruzeiro
Leonardo Silva, Alecsandro e Guilherme (CAM); e Val e Marcelo Moreno (FLA)
Santos
Diego Tardelli (CAM); e Ceará, Bruno Rodrigo, Henrique e Borges (CRU)
Flamengo
Michel, Diego Tardelli, Junior Cesar e Ronaldinho Gaúcho (CAM); e Egídio (CRU)
Goiás
Josué e Rafael Marques (CAM); e Egídio e Ricardo Goulart (CRU)
Fluminense
Junior Cesar (CAM); Léo Moura (FLA); e Éverton e Martinuccio (CRU)
Bahia
Leonardo Silva (CAM); e Val e Gabriel (FLA)
Atlético PR
Fábio, Dagoberto e Willian (CRU)
Portuguesa
Leonardo Silva (CAM); Felipe (FLA); e Bruno Rodrigo (CRU)
Criciúma
Carlos César (CAM); e Leandro Guerreiro e Luca (CRU)
Coritiba
Leandro Donizete (CAM); e Ceará e Éverton Ribeiro (CRU)
Náutico
Elias (FLA); e Souza (CRU)
Atlético-MG
João Paulo e André Santos (FLA).

Faço as seguintes considerações:

· Todos os clubes listados possuem ao menos um ex-jogador campeão por outro clube neste ano de 2013. É comum no futebol moderno essa rotatividade. A média é de 5,7 jogadores por clube na tabela acima. Apesar disso, é muito incômoda a posição superior que ocupamos.

· O Grêmio tem uma rotatividade muito alta. O elenco atual tem hoje, média de 1 ano e 7 meses de profissional no Grêmio (isso em um final de temporada). Mas não é bem por aí a explicação, não: O Cruzeiro, campeão brasileiro com todos os méritos, tem em média 1 ano e 9 meses, pouquíssima diferença. O Fluminense, provável série B, tem média de 2 anos e 2 meses dos jogadores no elenco.

· Então seria a torcida a culpada? Não tem paciência? Acho improvável! Dos 12 jogadores citados, somente Rafael Marques, Marcelo Moreno e Borges conviviam com críticas da maioria da torcida no momento da saída (não venham falar do Victor, que era criticado esporadicamente). Destacamos que os dois primeiros foram inúteis nas conquistas de seus clubes. Afora que não existe uma regra saiu do Grêmio = sucesso. Para citar alguns casos, que já havia falado no passado:

1. Mithyuê - Foi para o CSA, eliminado em último lugar de seu grupo na Série D do campeonato nacional, ficou em 39º lugar entre os 40 clubes.

2. Pessali - Reserva do Angers, na Ligue 2 da França.

3. Júnior Viçosa - Não foi bem no Sport e hoje é reserva do Goiás.

4. Bruno Collaço - Não foi bem no Goiás. Hoje joga no Náutico, rebaixado com louvor.

5. Rondinelly - Não vem sendo aproveitado no Palmeiras.

6. Tony - Reserva no Criciúma, futuro rebaixado.

7. Cris - Titular absoluto da sólida zaga cruz-maltina, hehehehe.

8. Léo Gago – Não conta com a simpatia do torcedor palmeirense.

· Renato Portaluppi está no comando do Grêmio há cinco meses. A média de meses que um treinador estava no comando de sua equipe antes de uma grande conquista nesse último biênio foi de 16,5 meses. Somente Jaime de Almeida do Flamengo conseguiu um resultado rápido (cerca de três meses no comando). Cuca, Tite e Felipão estiveram à frente dos seus clubes por quase dois anos antes de conquistar um grande título.

Concluo com o seguinte:

1 – Estamos contratando/revelando jogadores aptos a conquistar títulos.

2 – A rotatividade é natural no mundo do futebol. E em certa parte em nossa equipe, acentua-se pela falta de resultados imediatos.

3 – A alternância no poder é uma das bases republicanas. Não permite que determinado grupo se apodere do clube por muito tempo. Mas, em contrapartida, causa a descontinuidade. Nas últimas cinco eleições, a oposição venceu quatro.

4 – Fortalecer o comando é sempre bom. Dá noção de hierarquia ao grupo. Famílias fortes dependem de chefes de família fortes. Times de futebol também. Peço desculpas aos defensores da metodologia da “gestão compartilhada”, mas creio que um sistema de hierarquia piramidal tende a buscar melhores resultados em meios competitivos, como o futebol. Portanto, se não estiver querendo uma banana, multa rescisória pornográfica ou regalias excessivas, mantenham Renato  no comando do Grêmio. Blindado e fortalecido e terá chances maiores de trazer resultado.