24 de dezembro de 2013

Seu Algoz: O MEU GRÊMIO PARA 2014

Não partilho da desconfiança de muitos sobre o ano de 2014 do Grêmio. Ao contrário deste ano quando os problemas da Arena consumiram quase todo o esforço da direção e, especialmente do presidente Koff, a solução das divergências com a OAS pode ser considerado como o primeiro reforço. A energia agora pode ser canalizada para o futebol.
Além disto considero que o Grêmio tem um dos melhores elencos do país. O vice-campeonato obtido apesar dos problemas comprovam isto.
No gol teremos Grohe que sempre foi bem. Muito bem eu diria. Quase festejo a ida do Dida para o cocô-irmão. Se ele foi bem no Grêmio, na maioria dos jogos fez meras intervenções, protegido que estava por uma zaga forte e três grandes volantes. Ele verá o que é bom para a tosse tendo Paulão, Índio e outros velhos na frente dele agora.
Na zaga sobra gente, desde que Rhodolfo seja mantido. Geromel é uma incógnita. Mas a possível venda de Werley ou Bressan pode ser compensada com o Saimon e os guris da base sobre o que falam muito bem.
A lateral direita tem as restrições ao Pará, e por isto alguém deverá ser contratado. Não me empolguei com o que vi do Tinga, a começar pelo nome bagaceira.
Na esquerda não haverá problemas. Muitos dentro do Grêmio consideram Bruno uma enorme promessa.
No meio temos volantes de sobra e agora temos o jogador que faltava. Sim, faltava um Edinho. Em todos os jogos do Imortal este ano me incomodava a falta de um jogador que peitasse o juiz, pusesse a mão no pescoço de um dalebiba ou que acalmasse ou acelerasse o time conforme a necessidade. Os líderes do grupo, Rhodolfo e Barcos são menos sanguíneos. Edinho pode ser este cara que faz falta ao Grêmio há muitos anos. Estas virtudes compensa, de longe a técnica rarefeita.
Na meia, além do Máxi, penso que Deretti e Luan podem dar o acréscimo esperado. Deretti parece que está livre dos problemas que o deixaram lesionado a maior parte do tempo e Luan está sobrando na base. As saídas possíveis de Zé Roberto e Elano serão altamente benéficas pois ninguém mais ficará buzinando para que entrem. Elano foi o ano todo um jogador ciclotímico. Zé Roberto nunca foi meia de articulação. Seria um belo ala ou um excelente segundo volante. Jogando onde jogou trava o time com passes laterais de alta técnica. Jornalista burro e torcedor influenciável nunca viram isto. De qualquer forma se houver um 10 de qualidade disponível no mercado deve ser trazido.
Na frente o maior problema. Se Barcos for mantido fixo poderá fazer os gols que não fez este ano. Kléber é aquilo que se viu: muito esforço para resultados pífios.
Se for feito um trabalho psicológico adequado com o Lucas Coelho e o Mamute eles podem surpreender positivamente. Paulinho tem de aprender a levantar a cabeça.
Por fim, tudo passa também pelo que pode fazer o Enderson Moreira.  Ele fez um belo trabalho em um Goiás recheado de refugos. Se não se assustar com o tamanho do Grêmio pode dar certo.
Eu espero e acho que dará. Mas vamos saber lá na frente.

-—————

Sexta foi a formatura do filho do Arigatô. De sacanagem me puseram numa mesa com um morango mazembado. Dos legítimos. Daqueles que foi lá. Sofreu de perto.
Ele quis fazer uma gracinha e eu lembrei o Mazembeday.
Aí perguntei: por falar nisto já pagaste o carnezinho da CVC este mês?
Rapá! Quase que a festa acaba antes de começar.

—————

Uma pausa no futebol para curtir as festas de final de ano e desejar a todos os colaboradores do blog, do gótico Daniel Matador ao lúcido e conhecedor do pedaço Minuzzi (grande vitória que assisti no sábado); do desaparecido Duda Tajes ao não menos desaparecido paraguaio Hernández (espero ter acertado na posição do acento); do nosso grande cineasta Marcos Agostini; do pentelho Ah Muleque Nicolas ao não menos pentelho Arthur Lodi; ao iCento e finalmente a Pitica, que assumiu o blog na deserção, por boa causa, do Arigatô.
Especial desejo de um grande Natal e um 2014 cheio de saúde, felicidade e glórias do Imortal aos leitores e comentaristas do blog, razão da nossa existência. Mesmo aos corneteiros que aqui vem liberar as frustrações e tristezas. Peço compreensão pelos comentários censurados, embora saiba que a maioria, depois de acalmados, terem gostado da não liberação destes.
E vamos em frente que atrás vem gente... E adversários... E mazembados...