7 de janeiro de 2014

Daniel Matador: Quando um estranho chama

Caros

O período da entressafra futebolística continua. E a sanha da ivi por tumultuar o ambiente gremista não arrefece jamais. Na iminência do início da pré-temporada, permanecendo ainda algumas indefinições sobre algumas peças do elenco tricolor (quem fica, quem sai, quem é emprestado), é natural que qualquer profissional decente buscasse informações e divulgasse a seu público algo interessante. Por buscar informações subentende-se, naturalmente, colher dados relevantes que possam auxiliar o clube. Logicamente que a ivi possui métodos pouco ortodoxos para colher estas “informações”. Assim como dispensa, historicamente, um tratamento diferenciado para outras agremiações.

Tomemos, por exemplo, o caso do centroavante argentino que atua no time da beira do lago. Após dar declarações a alguns veículos estrangeiros, afirmando sentir-se desconfortável no clube (quem não estaria, né?), várias vozes da ivi levantaram-se iradas, conclamando o atleta a ficar calado. Onde já se viu, ficar reclamando do clube assim, em público? Este mesmo atleta havia feito outras declarações, o que também motivou um conhecido isento a declarar, em alto e bom som, que não iria publicar as reclamações por respeito à direção do sci. O mega centroavante que valia trocentos quaquilhões de euros, vendido por preço de volante emergente para um clube nacional, sequer dirigia a voz a seus companheiros estrangeiros no clube. A ivi estava ciente disto, porém só levantou a lebre quando o atleta deixou as dependências da beira do lago. Criar crise lá? De maneira alguma.

Alguém deve lembrar daquela famosa lenda urbana da babá que está em casa, com as crianças já dormindo, e recebe uma ligação ameaçadora. Daí liga para a polícia, que rastreia a ligação e informa que a mesma está sendo feita de dentro de casa. E aí o pânico se instala. Esta história foi reproduzida no filme Quando um Estranho Chama. Para quem gosta de suspense, vale a pedida. Pois a ivi utiliza um conceito interessante de busca de informações. Ela tem uma lista com todos, eu disse TODOS os telefones dos pais, eu disse PAIS dos jogadores do Grêmio. Sempre que não há assunto em pauta, ou quando querem tumultuar o ambiente, a ordem é escolher algum telefone aleatório da lista, fazer uma ligação para algum parente de jogador e tocar o terror. Já vimos este filme muitas vezes. Quando Leandro, o atacante gremista que havia sido emprestado ao Palmeiras, foi pego em uma blitz e descobriram que não tinha habilitação para conduzir veículos, o que foi feito? Lógico, ligaram para a mãe do garoto. E dê-lhe chorumela, com declarações arrancadas que fariam um padre chorar. Quando Marcelo Moreno começou a atritar-se com o Grêmio, o que a ivi fez? Ligou para o pai do atleta, um cidadão com histórico explosivo. E dê-lhe crise no Grêmio novamente, com declarações das mais infelizes possíveis.

Quando achamos que a prática já havia encerrado, o que temos? Mais do mesmo. Com um técnico novo chegando, definições a serem feitas no elenco e decisões sendo tomadas, a ivi liga para o pai de Leandro, que diz ter falado com Enderson e ouvido do técnico que o filho receberia oportunidades. E o ambiente no restante do elenco? Azar do Grêmio. Que fique bem claro: particularmente, condeno as declarações tanto de atletas quanto de familiares, sempre que estas venham a perturbar o ambiente do clube. Entretanto, o jogador possui direito de imagem, seus parentes e amigos não. Assim sendo, infelizmente, o clube não tem gerência sobre o que possam falar. O que abre uma brecha pela qual a ivi entra e refestela-se como porco na lama. Cabe à torcida ter um pouco de senso crítico e saber entender os reais objetivos deste tipo de atitude e não deixar-se influenciar toda vez que isto ocorre.
_____


Mudando de assunto: uma situação merece destaque por conta do inusitado. Ontem à noite, a conta oficial do clube da beira do lago no Twitter publicou uma imagem que mostra o que será o ano vermelho daqui pra frente. O cidadão que administra a conta postou uma foto, refestelado em seu sofá, olhando sua maravilhosa televisão de 14 polegadas (de tubo, muito moderna). Também escreveu uma palavra que traduz bem a situação: relax. Estaria este elemento preparando-se para assistir o Grêmio na Libertadores da América? Sim, mesmo porque se o BBB tem 3 gaúchos a Libertadores tem apenas um. Algo me diz que este será um ano de fortes emoções.

Saudações Imortais