12 de janeiro de 2014

Daniel Matador: Trapaceiros

Caros

Finalmente iniciou-se a temporada de futebol. Ok, não a temporada propriamente dita, aquela que todos gostaríamos, com jogos toda semana. Mas nesta última sexta-feira o Grêmio chegou a Bento Gonçalves para o início da Pré-Temporada Topper Grêmio 2014. Sim, este é o nome oficial do evento que marca o início da preparação tricolor na serra gaúcha. Em uma ação inédita no país, o clube negociou para que a fornecedora de material esportivo patrocinasse as ações de preparação e bancasse os custos. É o Grêmio novamente servindo de referência para os outros clubes. Será que algum clube irá copiar a ideia no ano que vem? Sabe como é, muitos por aí só sabem copiar.

Falando em outros clubes, entra ano, sai ano e as ações da ivi não mudam. O jogador erroneamente anunciado pela imprensa como o melhor da última Libertadores e artilheiro da competição continental (duas mentiras violentas) quando foi contratado pela turma da beira do lago agora pede o boné. Sim, isto mesmo. O cidadão falou em alto e bom som que não quer mais ficar e sequer compareceu à reapresentação junto com seus companheiros, alegando que perdeu o avião para Porto Alegre. Agora, a imprensa o trata como um farsante, uma fraude, um atleta que só enganou enquanto esteve aqui. Esquizofrenia poderia ser o nome desta doença, mas todos sabemos que ela tem outro nome. Assim como ele, o tão propalado melhor jogador da última Copa do Mundo também fez pouco caso da reapresentação feita no remendão em obras. Alegou que estava indisposto, por isso não havia apresentado-se. Pois este mesmo indivíduo foi visto no Uruguai em um show de um conhecido DJ nesta mesma semana, muito bem disposto. Ah, resta citar que um respeitável jornal uruguaio noticiou que o jogador não tem recebido seus vencimentos, estando estes atrasados há um bom tempo. Notícia esta que os jornaleiros da província trataram de desacreditar totalmente.

Pois na reapresentação dos jogadores do Grêmio não houve nenhuma falta. Ninguém perdeu o avião no aeroporto, ninguém ficou com indisposição estomacal ou qualquer outra desculpa furada. Mesmo aqueles atletas que não seriam aproveitados no plantel deste ano compareceram. E o novo contratado tricolor, o meia argentino Alán Ruiz, foi apresentado no mesmo dia em que embarcou com seus novos companheiros para o início da preparação deste ano. Mas nada disto foi ressaltado, afinal todos estavam mais preocupados em buscar subterfúgios para proteger o outro lado. Sequer o nome do patrocinador da pré-temporada é citado nas matérias. A imprensa entra nos treinamentos, tira fotos, faz entrevistas e não paga nenhum direito de transmissão por este material. O mínimo que poderiam fazer seria citar o patrocinador, uma ação que ajudaria o clube. Mas aí, que graça teria? Utilizando-se do título do excelente filme de 2002 dirigido e estrelado por Woody Allen e que nomeia este post, os jornaleiros agem como trapaceiros. Não há outro adjetivo para estes elementos. Apenas trapaceiros poderiam aproveitar-se do que o clube responsável por sua própria existência proporciona e não ajudá-lo.

Mas o Grêmio, aos poucos, começa a mudar isso. Quem tem acesso à internet pôde acompanhar ontem, ao vivo e com exclusividade, à chegada da delegação ao hotel em Bento Gonçalves pela Grêmio TV. Este veículo é uma iniciativa do Grêmio para oferecer um serviço diferenciado aos torcedores. Basta entrar no Youtube para acompanhar as transmissões gratuitamente. Quem utiliza o Twitter pode seguir o perfil da @gremionoar para receber notícias sobre o clube e avisos de quando haverá programas, muitos deles ao vivo. E a Grêmio TV foi a única a conseguir uma entrevista com Rui Costa quando da chegada do tricolor ao hotel. Foi lindo de ver o pessoal da ivi mordendo-se por conta disso. E aqui vai um apelo que tem tomado conta das redes sociais neste início de ano: em 2014, CONSUMA GRÊMIO! Deixemos os trapaceiros de lado e passemos a utilizar cada vez mais os canais oficiais do clube. Isto fará o Grêmio cada vez mais forte e vencedor.
Para quem quiser saber mais, seguem abaixo os endereços dos veículos oficiais do clube:
Perfil oficial do Grêmio no Twitter: @gremiooficial
Perfil oficial da Grêmio Rádio e TV no Twitter: @gremionoar
Perfil oficial da Grêmio Rádio e TV no Youtube: http://www.youtube.com/user/GREMIOTVERADIO

Saudações Imortais