13 de fevereiro de 2014

Daniel Matador: Noite charrua, noite de Libertadores

Caros

Chegou o dia. Ou melhor, chegou a noite que a torcida tricolor tanto aguardava desde o ano passado. Vibramos com a classificação, acompanhamos o sorteio dos grupos e até fizemos as projeções dos jogos. Olhamos o calendário, mudamos os dias de aula, reprogramamos férias, organizamos viagens e até refizemos os planos. Tudo por conta da Libertadores da América. Tudo por causa da presença do Grêmio na mais importante e tradicional competição do continente. O tricolor ingressa no certame para sua 15ª participação no torneio. É um gigante. Um veterano. Já é de casa.

A Taça Libertadores da América sempre foi o caminho e o objetivo do Grêmio, desde a sua primeira participação, há mais de três décadas atrás. Uma quase obsessão. Os títulos nacionais conquistados, não obstante a comemoração por seu significado, sempre vinham acompanhados da célebre frase “ano que vem tem Libertadores de novo”. E lá estava o tricolor outra vez, sobrevoando a Cordilheira dos Andes para jogar na altitude, cruzando o Rio da Prata para enfrentar hordas hostis em território portenho, atravessando as planícies guaranis para embates memoráveis. Enquanto os clubes brasileiros penavam para entender como jogar e vencer a competição, o Grêmio já entrava nela sabendo que era de casa. O que não diminuía a dificuldade que tradicionalmente todos os brasileiros sempre tiveram e continuam tendo, principalmente quando jogam nos domínios do adversário.

Nesta noite tudo volta a ser como deve ser. Não mais clubes sem tradição. Não mais camisas sem peso. Não mais escudos estranhos maculando o solo sagrado da América com sua presença, como temos visto nos últimos anos. Hoje a noite é charrua. Cinco taças continentais frente a frente irão mostrar aos imberbes como é um jogo de Libertadores. Grêmio e Nacional, clubes com laços históricos e tradição no torneio, sabem que esta é uma partida que traduz o real significado da competição. Aos gremistas que lá estarão, que sejam nossa voz no Parque Central. Eles não estarão sozinhos, pois toda a nação tricolor estará junto com eles neste primeiro confronto.

Hoje a noite é charrua. Hoje a noite é de Libertadores. Hoje a noite é de Grêmio.

Saudações Imortais